Buscar

Discuta uma via de sinalização desencadeada por um receptor tipo tirosina kinase

Explicação didática

💡 2 Respostas

User badge image

edianina vieira de Sousa

Os recetores de tirosina cinase (RTK) são glicoproteínas transmembranares que são activadas pela ligação dos seus respetivos ligandos na superfície da célula e que, consequentemente, transmitem o sinal extracelular para o citoplasma através da fosforilação dos resíduos de tirosina nos próprios receptores (autofosforilação) e das proteínas de sinalização a jusante.

A grande maioria deste tipo de recetor existe como uma única cadeia polipeptídica e apresenta-se no estado monomérico na ausência de ligando (ver Figura 1).

A ligação a uma molécula sinalizadora induz a dimerização dos recetores e a autofosforilação dos resíduos de tirosina nos domínios citoplasmáticos do próprio recetor.

Os recetores tirosina cinase ativam inúmeras vias de sinalização dentro das células que conduzem à proliferação, à diferenciação e à migração celular ou a alterações metabólicas.

Este grupo de recetores inclui receptores para a insulina e para fatores de crescimento.

Figura 1 – Esquema genérico de um recetor tirosina-cinase no estado inativo, isto é, não ligado à molécula sinalizadora extracelular.

Figura 1 – Esquema genérico de um recetor tirosina-cinase no estado inativo, isto é, não ligado à molécula sinalizadora extracelular.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

As cadeias de moléculas que transmitem sinais dentro de uma célula são conhecidas como vias de transdução de sinal intracelular.


Quando um ligante se acopla à um receptor na superfície celular, o domínio intracelular do receptor (na parte de dentro da célula) modifica-se de alguma forma. Geralmente, assume uma nova forma que o tornará ativo como enzima ou deixará que outras moléculas se associem.


A mudança no receptor desencadeia uma série de eventos de sinalização. Por exemplo, o receptor ativa outra molécula de sinalização dentro da célula que ativará seu próprio alvo. Essa reação em cadeia pode, eventualmente, levar a mudanças no comportamento ou características da célula como é mostrado no desenho abaixo.


Raf, MEK e as ERKs compõem uma via de sinalização da quinase em três níveis chamada cascata de proteína quinase ativada por mitógeno (MAPK). (Um mitógeno é um sinal que faz com que as células se submetam à mitose ou se dividam). Como os genes que codificam o receptor do fator de crescimento, Raf e c-Myc , desempenham um papel central na promoção da divisão celular, eles são proto-oncogenes, significando que formas hiperativas dessas proteínas são associadas ao câncer.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais