Buscar

Analise as alternativas abaixo e veja qual das sentenças é verdadeira, no que se refere ao estudo patológico:

I ¿ O exame imunoistoquímico é uma análise microscópica de um tecido, podendo confirmar ou descartar uma hipótese diagnóstica. II ¿ O citopatológico analisa o material celular de várias formas, como por exemplo o papanicolau. III- o histopatológico serve para diferenciar células que se apresentam muito semelhantes ao exame microscópico. Utiliza que envolve reações químicas entre as proteínas presentes nas células cancerosas e anticorpos previamente preparados e marcados com proteínas conhecidas. Qual a alternativa corresponde as afirmativas correta
Quest.: 5
 
  somente a alternativa I
B   somente a alternativa II
C   somente a alternativa III
  alternativas I e II
E   alternativas II e III

💡 2 Respostas

User badge image

Yanne Nascimento

SOMENTE A ALTERNATIVA II

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os exames imunoistoquímicos, citopatológicos e histopatológicos podem auxiliar ou determinar o diagnóstico de algumas doenças.


O exame imunoistoquímico é uma análise microscópica que visa identificar antígenos através da ligação de anticorpos e antígenos, permitindo a identificação de células específicas. O exame pode ser utilizado para confirmar uma hipótese diagnóstica, mas de forma isolada não deve ser utilizado para descartar uma hipótese de diagnóstico. Normalmente é utilizado como um complemente do exame histopatológico.

O exame citopatológico analisa as morfologias celulares desprendidas de um determinado tecido. O exame de Papanicolau é um exemplo de exame citopatológico, é também conhecido como colpocitologia oncótica e é utilizada para rastrear lesões precursoras do câncer do colo do útero.

O exame histopatológico analisa as morfologias celulares presentes em um tecido, sendo possível diferenciar células normais e anormais. Na histopatologia são utilizados corantes para diferenciar as células, como por exemplo a coloração H&E (Hematoxilina-Eosina) que cora em um tom de azul/púrpura os ácidos nucléicos presentes no núcleo.


A sentença I é falsa pois o exame imunuistoquímico pode confirmar uma hipótese diagnóstica, mas não deve ser utilizado de forma isolada para descartar um diagnóstico.

A sentença II é verdadeira, o exame citopatolológico analisa o material celular e o papanicolau é um exemplo.

A sentença III é falsa, pois o exame histopatológico envolve a utilização de corantes e não reações antígeno-anticorpo (utilizado no exame imunuistoquímico).

Portanto, a alternativa correta é B.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais