Buscar

Cultura e gênero: os elementos do Patriarcado no mundo atual

Nos estudos feministas, o termo patriarcado foi utilizado para se referir às desigualdades de gênero entre homens e mulheres. A condição feminina neste sistema é inferior a masculina, fato que se expressa nas mais variadas dimensões: desde seu reflexo no mercado de trabalho, no qual homens, ainda hoje, ganham em média mais do que as mulheres; até as representações e implicações sobre o corpo e a sexualidade. Em nosso cotidiano, não faltam exemplos de como o sistema patriarcal é reproduzido, inclusive por mulheres, como mostra a situação em que nossa professora fictícia, Amanda, se deparou em sala de aula. A professora estava conversando sobre as profissões da atualidade e ficou surpresa quando um de seus alunos, Pedro, comentou: “gosto muito da profissão de engenheiro aeroespacial. Essa é uma profissão para nós, meninos”. Amanda ficou ainda mais surpresa ao perceber que muitas meninas concordaram com ele. Ficava o desafio para Amanda: como abordar as questões de dominação de gênero em sala de aula, questões que ela própria havia levado tanto tempo para compreender?

A) Como e até que ponto a escola reproduz a desigualdade de gênero em sala de aula?

B) Por meio de que atividades o professor pode trabalhar com a questão da igualdade de gênero em sala de aula?

*Responda as duas questões no formato de uma única respostatexto.

💡 5 Respostas

User badge image

Julia Souza

boa tarde alguem fez esta prova sabe a resposta?

 

0
Dislike0
User badge image

Iolanda Rodrigues Kuhnen

CADÊ A RESPOSTA??

 

0
Dislike0
User badge image

Juliano Silva Rosa

A desigualdade de gênero fica mais clara no campo do trabalho, por exemplo. Na sala de aula, a desigualdade de gênero sofre com alguns contrastes: temos um grande número de mulheres trabalhando como profissionais da educação, mas na sala de aula ainda podemos notar atitudes machistas e preconceituosas por parte dos profissionais - como a idéia de que meninas tem material mais "bonito" que os meninos, ou que "meninas jogam vôlei e meninos jogam, porém Incentivar seus alunos a fazerem questionamentos sobre textos, músicas e programas de televisão. Trabalha com coisas do cotidiano para que eles consigam notar a presença do machismo, preconceito e sexismo nas suas vidas. Nas aulas, todas as opiniões podem ser acolhidas, até as contrárias e preconceituosas, para que assim possamos analisá-las e refletir sobre elas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais