Buscar

Diferencie Direito Positivo de Direito Objetivo.

💡 4 Respostas

User badge image

Eduardo P. Caon

Só complementando um pouco a ótima resposta da Ana Paula, o Direito Objetivo é um Direito Positivo também, pois é imposto pelo Estado. No entanto, o Direito Objetivo é representado pelas normas jurídicas correspondentes ao período atual, ou seja, é tudo que está em vigor. Espero que te ajude, Erica.
3
Dislike0
User badge image

Ana Paula Monteiro

O Direito Positivo é imposto pelo estado prescrevendo uma sanção no caso de sua violação, com o objetivo de reger a vida social e manter a ordem. São as leis e as demais fontes do direito. O Direito Objetivo é o conjunto dessas regras estatais representado pela lei em sentido amplo.

2
Dislike0
User badge image

Estudante PD

  • Direito Positivo – é o Direito institucionalizado pelo Estado, temporal, não é universal pois depende do local, depende de vigência, é hierárquico, é formal – escrito, feito pela construção cultural, criado pelo homem, se configura na forma de leis/códigos decretos, mutável conforme a vontade humana através da evolução social. É a ordem jurídica obrigatória em determinado lugar e tempo. Sua função é reger a vida social mediante normas. Para manter a ordem, paz, a própria sociedade, segurança e resolução de conflitos sociais. As normas costumeiras, que se manifestam pela oralidade, constituem também o direito positivo. As diversas formais de expressão jurídica, admitidas pelo sistema adotado pelo Estado, configuram o Direito Positivo.

    Direito Objetivo – é norma de organização social, ou seja, o conjunto das formais de expressões normativas. É a lei em um sentido amplo.

     Ressalvas,

    Direito Subjetivo – é a possibilidade de agir, exigir direitos ou prestações, criadas por lei ou deriva de negócio jurídico.

     

    DICA PARA MEMORIZAR: 

    Direito Objetivo: Conjunto de normas jurídicas vigentes

    Direito Subjetivo: Faculdade de agir e axigir.

Espero ter ajudado, bons estudos! :)

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais