Buscar

No Brasil, era o próprio estado português o fomentador, distribuidor e fiscalizador do processo colonizador. Portugal não possuía condições financeira

💡 1 Resposta

User badge image

Maylson Silva

Para responder ao item a, é importante lembrar que como o Brasil era colônia de Portugal vigorava aqui o ordenamento jurídico português. Em apertada síntese, durante os anos do Brasil-colônia estavam em vigor as leis promulgadas pelo rei de Portugal à época. Assim, vigoraram no Brasil as Ordenações Afonsinas (1500-1514), as Ordenações Manuelinas (1514-1603) e as Ordenações Filipinas (a partir de 1603).

Todavia, como a realidade do Brasil colônia era muito diferente da realidade de Portugal à época o ordenamento jurídico português não era suficiente para fazer frente às questões jurídicas da colônia, razão pela qual existiam vários diplomas jurídicos separados das Ordenações que eram aplicados aqui, especialmente as cartas de doações das capitanias e os forais.

Para a questão b, as cartas de doações das capitanias definiam a doação da propriedade da coroa portuguesa ao donatário e os direitos reais sobre as terras que passavam a ser dos donatários e podiam ser transmitidas aos seus herdeiros e os forais regiam a relação entre o Estado Português e o Donatário, definindo os direitos, deveres e as responsabilidades dos donatários perante o governo português e o pagamento de tributos.

 
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais