Buscar

Contrato de compra e venda atrelado a produção de determinada plantação, onde esta se perde por praga, é possível reaver a quantia paga?

Questão:

Fernando da Fonseca, brasileiro, casado, empresário do ramo de alimentos, comprou da agroindústria Grãos Brasil SIA, proprietária de mais de 1000 (mil) hectares de plantação de arroz tipo 1 (um), toda a satra de arroz que a Grãs Brasil viesse a produzir em 2017. Por ocasião ficou acordado que o contrato estava atrelado a quantidade que a safra viria a produzir. Ocorre que, após a plantação, na época de desenvolvimento da lavoura, a região de plantio da Grãos Brasil foi atacada por uma praga que comprometeu toda a plantação, exterminando toda e qualquer produção. indignado com o ocorrido Fernando da Fonseca ingressou em juizo para reaver o dinheiro que já havia pago pela safra intrutitera, com fundamento na teoria da onerosidade excessiva. No caso em tela Fernando da Fonseca ter'a êxito?

Justifique a sua resposta com fundamentos e argumentos pertinentes.

💡 4 Respostas

User badge image

Estudante PD

Fernando Fonseca não terá êxito no caso em tela pois o fundamemto da teoria da onerosidade excessiva não se aplica a contratos aleatórios, como esse que no caso em questão foi celebrado, a teoria se aplica em contratos comutativos, isto é, aqueles em que as partes sabem exatamente quais são os proveitos e os sacrifícios provenientes da obrigação, isto está disposto no artigo 478 CC que dispõe: Nos contratos de execução continuada ou diferida, se a prestação de uma das partes se tornar excessivamente onerosa, com extrema vantagem para a outra, em virtude de acontecimentos extraordinários e imprevisíveis, poderá o devedor pedir a resolução do contrato. Os efeitos da sentença que a decretar retroagirão à data da citação. Porém se ele tivesse entrado com o fundamento do próprio contrato aleatório ele teria êxito visto que, segundo o artigo Art. 459 CC: Se for aleatório, por serem objeto dele coisas futuras, tomando o adquirente a si o risco de virem a existir em qualquer quantidade, terá também direito o alienante a todo o preço, desde que de sua parte não tiver concorrido culpa, ainda que a coisa venha a existir em quantidade inferior à esperada. Parágrafo único. Mas, se da coisa nada vier a existir, alienação não haverá, e o alienante restituirá o preço recebido. Então como nada da quantidade veio a existir, ele poderia reaver o preço pago pela safra.
1
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Não merece prosperar a alegação de onerosidade excessiva, seja para resolução do contrato ou para redução da prestação, pois o instituto exige três requisitos:

1) Ocorrência de fato extraordinário e imprevisível;

2) Prestação se tornar excessivamente onerosa para uma das partes;

3) Prestação se tornar excessivamente vantajosa para a outra parte.

Art. 478, do CC. Nos contratos de execução continuada ou diferida, se a prestação de uma das partes se tornar excessivamente onerosa, com extrema vantagem para a outra, em virtude de acontecimentos extraordinários e imprevisíveis, poderá o devedor pedir a resolução do contrato. Os efeitos da sentença que a decretar retroagirão à data da citação.

De fato, ocorreu fato extraordinário e imprevisível. Ademais, houve grandes perdas para uma das partes. Ocorre que não se verifica a excessiva vantagem para a parte adversa.

O que pode ocorrer é a configuração de condição resolutiva presente no contrato, se extinguindo em caso de perda da safra.

Outra hipótese é a seguinte: tendo o vendedor se comprometido com o negócio estar atrelado ao sucesso da safra, estar-se-á diante de contrato aleatório, devendo cumprir suas obrigações, desde que não tenha havido dolo ou culpa do comprador

"Art. 458, do CC. Se o contrato for aleatório, por dizer respeito a coisas ou fatos futuros, cujo risco de não virem a existir um dos contratantes assuma, terá o outro direito de receber integralmente o que lhe foi prometido, desde que de sua parte não tenha havido dolo ou culpa, ainda que nada do avençado venha a existir."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais