Buscar

Argumentos sobre a inconsistência da concorrência perfeita para a análise do capitalismo contemporâneo

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!

User badge image

RD Resoluções

Concorrência pura ou perfeita é uma estrutura de mercado teórica em que os seguintes critérios são atendidos: todas as empresas vendem um produto idêntico (o produto é uma "commodity" ou "homogêneo"); todas as empresas são tomadoras de preço (elas não podem influenciar o preço de mercado de seu produto); a quota de mercado não tem influência no preço; os compradores têm informações completas ou "perfeitas" - no passado, presente e futuro - sobre o produto que está sendo vendido e os preços cobrados por cada empresa; recursos como o trabalho são perfeitamente móveis; e as empresas podem entrar ou sair do mercado sem custo.

A concorrência perfeita é uma referência para as estruturas de mercado da vida real que podem ser comparadas. Concorrência perfeita é o oposto de um monopólio , no qual apenas uma única empresa fornece um bem ou serviço e essa empresa pode cobrar qualquer preço que desejar, uma vez que os consumidores não têm alternativas e é difícil para concorrentes entrarem no mercado. Sob concorrência perfeita, há muitos compradores e vendedores, e os preços refletem a oferta e a demanda . As empresas ganham apenas lucro suficiente para permanecer no negócio e não mais. Se eles ganhassem lucros em excesso, outras empresas entrariam no mercado e reduziriam os lucros.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais