Buscar

o que significa tutela jurisdicional na ciência processual democrática?

💡 2 Respostas

User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Tutela jurisdicional é a proteção a direitos dada pela atuação do Poder Judiciário. Muito se fala em dificuldade contramajoritária, alegando que o Poder Judiciário seria dificultador da democracia, pois é composto por membros não eleitos, mas com poderes para suplantar atos do Poder Executivo e do Poder Legislativo, ambos eleitos pelo povo, em eleições majoritária e proporcional, respectivamente.

Entretanto, se ressalva que o Poder Judiciário, contramajoritário, possui relevante função de defesa dos mais necessitados, das minorias e dos hipossuficientes, posto que estes não costumam ter ampla representação no Congresso, tampouco elegem cargos majoritários, razão pela qual o Poder Judiciário tutelará seus direitos constitucionais e infraconstitucionais, servindo de "mola propulsora" para as maiorias que tentem, eventualmente, retirar-lhes direitos e garantias.

2
Dislike0
User badge image

Fábio Ferreira

Significa que o Estado assegura, ou seja, tutela a juridição como uma das formas de resolução de conflistos. Todos tem o direito de entrar com ação para reparar a violação de algum direito. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais