Buscar

Em uma radiografia computadorizada, como ocorre o processo de formação da imagem?

💡 2 Respostas

User badge image

Jhannys Regynna

O princípio de formação de imagem da tomografia computadorizada é o mesmo da radiografia. O Raios-X é energia utilizada na tomografia. A energia é produzida na ampola, um conjunto detectores giram em torno do paciente e capturam as imagens. 

a tomografia computadorizada, o tudo de raios-x gira 360º em torno da estrutura desejada para o exame. A imagem obtida é chamada de tomográfica, isto porque a tomografia em grego significa "tomo = cortes" e "grafia = escrever", ou seja, as imagens são obtidas em cortes ou fatias. 

Ainda no equipamento do lado oposto ao tubo de raios-x tem um sistema detector de fótons que gira junto com o feixe de raios-x. Nos tomógrafos mais modernos, o sistema detector é fixo. 

A quantidade de fótons capturados pelos detectores vai depender da espessura e da capacidade do objeto de absorver a energia dos raios-x. Depois de capturar a interação dos raios-x com o corpo do paciente, os detectores transformam os fótons em sinal analógico. Através de sistemas

computadorizados, o sinal analógico é convertido em sinal digital e é processado para formar a imagem que será pós-processada digitalmente.

https://radiologia.blog.br/diagnostico-por-imagem/como-funciona-a-tomografia-computadorizada-entenda-mais-sobre-o-exame

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Na radiologia computadorizada é utilizada o mesmo mecanismo para formação de imagem da radiologia convencional, porém, o chassi com filme-écran é substituído por um placa de fósforo e não é necessário a câmara escura.


O chassi é introduzido em um equipamento chamado Leitora de CR. Ao inserir o chassi no equipamento, é realizada uma leitura com um laser. Este laser faz com o que os elétrons liberem energia em forma de luz. A luz emitida pelos elétrons é captada por um sistema que transforma a luz em sinais elétricos (analógicos), estes sinais por sua vez são direcionados para decodificadores, transformam os sinais analógicos em sinais digitais, que por meio de sistemas computadorizados, são transformados em imagens visíveis na tela do workstation.


Durante o exame, quando há exposição à radiação, os raios X causam ionização na placa, resultando no aprisionamento de elétrons em estados de energia excitados. Para a obtenção da imagem, essa placa é “lida” por um scanner a laser apropriado, também chamado de leitor.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais