Buscar

Como Wundt definia sensação e percepção?

💡 6 Respostas

User badge image

Jonathan Schuenck

Que a sensação e a percepção se davam através das suas experiências (empirismo), visto que a sua psicologia era cognitiva e introspectiva. Acreditava que a auto inspeção profunda seria capaz de identificar as experiências primitivas, das quais o pensamento era constituído.

2
Dislike1
User badge image

Ana Clara Souza

Wundt trabalha em seu método de introspecção a sensação e o sentimento. Muito do conhecimento q temos sobre sensação e percepção foi desenvolvido no laboratório de psicologia experimental de wundt, o que se justifica ele voltar a ser estudado na disciplina psicologia da percepção.
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder esta questão vamos expor brevemente o pensamento de Wundt, apontando suas principais características. Assim, poderemos definir sensação e percepção segundo o pensamento de Wundt. Wilhelm Wundt foi um médico que teve uma importância imensa para que a psicologia se tornasse uma disciplina autônoma. Wundt desenvolveu um laboratório de psicologia experimental, onde ele conseguia estudar e até mesmo reproduzir fenômenos psicológicos. Assim, Wundt conseguir mostrar que a psicologia tinha bases científicas e podia ser tida como uma disciplina própria, fora da medicina. O pensamento de Wundt foi importante porque ele conseguiu aplicar a metodologia utilizada pelas ciências naturais à pesquisa psicológica. Neste sentido, visando a metodologia científica, ele propos que todos os fenômenos psicológicos existentes poderiam ser decompostos em fatores mais elementares e simples que compõe os fenômenos complexos. A percepção e a sensação eram duas das características da psique humana que podiam ser conhecidas pelo método proposto por Wundt, onde ele irá conhecer a mente do ser humano por meio do processo de introspecção. Tanto as percepções quanto as sensações podiam serem conhecidas porque seriam os elementos mais simples da mente, enquanto os elementos mais complexos não eram conhecidos por este método.Portanto, Wundt propos que as sensações e percepções eram os elementos mais simples da mente e, por isso, poderiam ser conhecidos por meio de um método científico chamado de instropecção controlada.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais