Buscar

Oque a lei diz sobre declaração de comparecimento em uma audiência no trabalho?

Exemplo : A carga horária de João em sua jornada de trabalho é de 07:40 as 14:00 todos os dias. Em um determinado dia João teve que comparecer à uma audiência que estava marcada para 13:30 e teve que sair de seu trabalho às 12:00 para conseguir chegar a tempo na audiência. João recebeu um declaração de comparecimento com intuito de abonar aquelas duas horas que não trabalhou porém quando entregou a empresa a mesma alegou que não poderia abonar pois a diferença de carga horária x compromisso era de apenas 30min.. Diante deste caso gostaria de saber se a empresa está correta ou João estaria correto em contestar a decisão da empresa?

💡 2 Respostas

User badge image

Humberto Chiodi

De acordo com a CLT, o empregado tem o tempo que for necessário para o comparecimento em juízo, assim, se o tempo em que o empregado estiver fora ultrapassar o limite do razoável para o comparecimento + tempo de deslocamento, pode ser descontado as horas além do que estava a serviço da justiça:

Art. 473 - O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário:

VIII - pelo tempo que se fizer necessário, quando tiver que comparecer a juízo.

 

1
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

João possuía o direito de se ausentar pelo tempo que fosse necessário, sem prejuízo salarial, por ter que comparecer em juízo (art. 473, VIII, da CLT) para fim de realização do ato processual que é a audiência, marcada para 13:30, diferença de apenas 30 minutos do término da jornada regular de trabalho de João, às 14 horas.

Entretanto, é abusiva a exigência de que o trabalhador se ausente apenas no horário marcado para a audiência, pois lhe retiraria um direito garantido. Saindo apenas às 13:30, por óbvio, jamais estaria na audiência marcada para o mesmo horário.

Assim, deve ser abonada a falta, pois se deu em período razoável para comparecimento a juízo a tempo de contribuir com a realização do ato processual.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais