Buscar

Qual é a diferença entre Ex Nunc e Ex Tunc?

💡 3 Respostas

User badge image

Cyntia Saraiva

o " ex tunc " a lei pode retroagir e o " ex tunc" não retroage vale é a Lei dali para frente.
2
Dislike1
User badge image

Estudante PD

Ex Tunc, que significa em latim "desde então", significa que determinada decisão, sobre fato no passado, possui efeitos "desde a data do fato no passado".
Ex Nunc, que significa em latim "a partir de agora", significa que os efeitos da decisão não valem desde a data de ocorrência do fato discutido, mas apenas a partir da data da decisão.

Ou seja, se o juiz decidir hoje que a venda de uma casa, que foi feita em 2000, deve ser considerada anulada, com efeitos ex tunc, significa que a venda deve ser considerada desfeita desde 2000. Mas se a sentença indicar efeitos ex nunc, a venda deve ser considerada feita em 2000, mas deve ser desfeita a partir da data da decisão. Isso afeta diretamente os juros que incidirem sobre uma indenização, por exemplo.

 

Espero ter ajudado, bons estudos e até a próxima! ;)

 

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Ex tunc é uma expressão de origem latina que significa "desde então". Desta forma, quando dizemos que algo tem efeito ex tunc, significa que seus efeitos são retroativos à época da origem dos fatos a ele relacionados.

Ex. Decisões definitivas no controle concentrado de constitucionalidade.

Ex nunc, por sua vez, é uma expressão de origem latina que significa "desde agora". Desta forma, quando dizemos que algo tem efeito ex nunc, significa que seus efeitos não retroagem, e valem apenas a partir da data da decisão tomada.

Ex. Revogação de ato administrativo.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais