Buscar

URGENTE - Caso concreto - Constitucional - Me ajudem

Débora Daniela trabalha como garçonete, por isso ficou particulamente interessada na tramitação do PL 28/91, que regulamenta a profissão. O projeto, após aprovação pelo Congresso Nacional, foi vetado. A messagem do veto trazia o seguinte trecho:

" A Constituição Federal, em seu art. 5º, inciso XIII, assegura o livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, cabendo a impossição de restrições apenas quando houver a possibilidade de ocorrer dano à sociedade."

Pergunta-se:

a) se as razões do veto encontram sustentação constitucional; e
b) se a profissão se tornou ilegal com o veto.

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

Sim encontra sustentação constitucional, visto que, o veto presidencial possui duas naturezas, a natureza jurídica e a natureza política, a espécie de veto utilizada nesse caso concreto foi o político visto que, segundo o artigo 66 §1° dispõe: Se o Presidente da República considerar o projeto, no todo ou em parte, inconstitucional ou contrário ao interesse público, vetá-lo-á total ou parcialmente, no prazo de quinze dias úteis, contados da data do recebimento, e comunicará, dentro de quarenta e oito horas, ao Presidente do Senado Federal os motivos do veto, desse modo o veto político é aquele contrário ao interesse público. O artigo 5° XIII da CF é uma norma de eficácia contida, isto é, tem eficácia imediata desde a promulgação da Constituição porém pode acontecer que uma lei posterior restrinja os direitos que provém dessa norma, sendo assim, a profissão não se tornou irregular visto que o objetivo seria regulamentar a profissão, como houve o veto não haverá também a restrição que a lei poderia fazer.
2
Dislike0
User badge image

Weslei Santana

Muito Obrigado amigo, agradeço de verdade. Ajudou bastante.

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

"Art. 5º da CRFB. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

XIII - e livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer;"

O fato de a norma do artigo 5º, XIII, da CF possuir eficácia contida é responsável pelo debate quanto à amplitude da proteção conferida pelo princípio da liberdade de trabalho em face de possíveis limites a serem impostos pelo legislador ordinário. 

Apesar de ser um debate polêmico, entendemos que a lei deve estabelecer as qualificações profissionais limitadoras quando, do contrário, houver risco de dano a sociedade. No entanto, quando a lei apenas regulamenta e clarifica as regras, sem impor limites ao exercício da profissão, entendemos não haver razão para veto.

A profissão permanece legal após o veto. O que foi vetado foi a lei que regulamenta a profissão, porém ainda permanece livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão por disposição constitucional.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados