Buscar

diferencie os os pressupostos recusais intrinsecos e extrinsecos

💡 2 Respostas

User badge image

Janaína Przybulinski

Oi Tatiane, dá uma olhada nesse link, https://ebradi.jusbrasil.com.br/artigos/382862529/novo-cpc-uma-analise-dos-pressupostos-recursais

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

São pressupostos recursais intrínsecos aqueles contidos no recurso, ou seja, que integram o conteúdo da peça recursal, não tendo apenas influência externa, como seria o caso dos requisitos extrínsecos.

Constituem requisitos de admissibilidade intrínsecos dos recursos: cabimento, legitimidade, interesse recursal e inexistência de fato extintivo ou impeditivo.

Nos termos do que informa o Curso de Direito Processual Civil de Fredie Didier Jr. (2016), podemos dizer que:

a) O cabimento é o requisito correspondente à recorribilidade da decisão e a adequação do recurso ao caso concreto (exemplificando, é cabível recurso de apelação em face de sentença, enquanto não cabe recurso em face de despacho, pois é irrecorrível, tampouco cabe apelação de decisão interlocutória, pois é inadequada);

b) Interesse recursal ou interesse de recorrer se refere à utilidade e becessidade do recurso. Basicamente, é o interesse de agir aplicado aos recursos. Assim, para que haja o requisito intrínseco interesse de recorrer é preciso que a impugnação da decisão seja meio que possa levar a um resultado mais vantajoso e que não poderia ser obtido por outro meio, senão pelo recurso. Exemplificando, aquele que obtém êxito em todos os pedidos, sem qualquer vício, não possui interesse recursal.

c) Legitimidade é aquele requisito detido por quem pode recorrer (parte vencida, terceiro prejudicado ou Ministério Público). Exemplificando, um terceiro absolutamente estranho à lide não pode interpor recurso pelo mero sentimento de justiça que eventualmente o acometa.

d) Inexistência de fato impeditivo ou extintivo é o que se chama de requisito negativo de admissibilidade do recurso, pois, se presente, gera inadmissibilidade do recurso. Exemplificando, a transação homologada é ato que impede a interposição de recurso.

Requisitos extrínsecos: dizem respeito ao modo de recorrer e não ao teor em si dos recursos interpostos. Levam em conta requisitos formais externos ao conteúdo do recurso. São eles:

a) Preparo: é o pagamento das custas processuais incidentes sobre determinada espécie de recurso e a respectiva comprovação.

b) Regularidade formal: exigências formais para que o recurso seja admitido (e.g. agravo de instrumento: deve comprovar no juízo de origem que a decisão foi agravada). Lembrando que adotamos o princípio da instrumentalidade das formas, devendo tomar cuidado com formalismo exacerbado.

c) Tempestividade: é a interposição no prazo (regra geral: 15 dias);

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais