Buscar

Qual a diferença entre cromossomo e plasmídeo?

Microbiologia

💡 8 Respostas

User badge image

tauani cunha

Primeiramente que o cromossomo bacteriano é uma estrutura obrigatória, enquanto que o plasmídeo não. O cromossomo tem informações necessárias para o metabolismo da bactéria, informações hereditárias. O plasmídeo é o DNA extracromossomal da bactéria, ele apresenta genes com caracteristicas adaptativas, por exemplo, um gene de resistencia a um tipo de antibiótico, o plasmídeo tem uma autoduplicação independente do cromossomo bacteriano e também uma única bactéria pode ter mais de um plasmídeo (ou nenhum), enquanto só um cromossomo bacteriano. 

3
Dislike0
User badge image

Luma Prates

Sequencias de DNA formam os cromossomos. Oplamideo é um fragmento de dna que se autoreplica

Os cromossomos são cobertos com proteínas, e consistem em DNA linear, mas os plasmídeos são circulares e não cobertos com uma proteína. plamideo é um fragmento de dna que se autoreplica presente nas bactérias.

Os cromossomos estão no núcleo e são observados claramente apenas em uma divisão nuclear.

https://pt.esdifferent.com/difference-between-plasmid-and-chromosome

1
Dislike0
User badge image

Leilane Bernardo

Os plasmídeos são moléculas circulares duplas de DNA que estão separadas do DNA cromossómico. Geralmente ocorrem em bactérias e por vezes também em organismos eucarióticos. Existem entre uma, para grandes plasmídeos, até cinquenta cópias de um mesmo plasmídeo numa única célula. 
Um cromossomo é uma longa sequência de DNA, que contém vários genes, e outras sequências de nucleótidos com funções específicas nas células dos seres vivos. 
Nos cromossomas dos eucariontes, o DNA encontra-se numa forma semi-ordenada dentro do núcleo celular, agregado a proteínas estruturais, as histonas e toma a designação de cromatina. Os procariontes não possuem histonas nem núcleo. Na sua forma não-condensada, o DNA pode sofrer transcrição, regulação e replicação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais