Buscar

gostaria de entender os conceitos de pulsão e recalque

💡 5 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Teorias Psicanalíticas.


A pulsão consiste em um impulso energético interna que norteia o comportamento do indivíduo. O mesmo é gerado por forças internas no processo decisional.


Por sua vez, o recalque trata-se de um mecanismo mental de defesa contra ideias que sejam incompatíveis com o ego, isto é, com o eu.

2
Dislike0
User badge image

Vanessa M

Oi Mariana, segundo Roudinesco (1997):

 

Pulsão é um termo surgido na França* em 1625, derivado do latim pulsio, para designar o ato de impulsionar. Empregado por Sigmund Freud* a partir de 1905, tornou-se um grande conceito da doutrina psicanalítica, definido como a carga energética que se encontra na origem da atividade motora do organismo e do funcionamento psíquico inconsciente do homem.

Recalque: Para Sigmund Freud*, o recalque designa o processo que visa a manter no inconsciente* todas as idéias e representações ligadas às pulsões* e cuja realização, produtora de prazer, afetaria o equilíbrio do funcionamento psicológico do indivíduo, transformando-se em fonte de desprazer. Freud, que modificou diversas vezes sua definição e seu campo de ação, considera que o recalque é constitutivo do núcleo original do inconsciente. No Brasil também se usa “recalcamento”.

 

 

Existem muitos resumos falando sobre recalque e pulsão em meus materiais. Aliás, fiz uma prova sobre isso nesse semestre, na matéria de Teoria Psicanálitica. Dá uma olhada lá, vai que te ajuda.

Recomento fortemente o Dicionário da Psicanalise da Roudinesco, você encontra em PDF. E os capitulo 5 do livro do Garcia-Roza: Freud e o Inconsciente, 2002.

 

Para entender psicanálise, você deve buscar além da literatura auxiliar e ler os textos de Freud também. São bem didáticos e se não entender, leia os resumos dos estudantes que já leram para te dar um norteamento.

 

Conte conosco!

0
Dislike0
User badge image

Natalia Menezes

Sobre a pulsão recomendo ler "Instindo e seus destino" da CIA DAS LETRAS. Lembrando que "Instintos" é TRIB que é pulsão.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais