Buscar

Como eu sei se o bem é substituto (concorrente) ou complementar?

💡 1 Resposta

User badge image

Cauã Magno

Uma compra de supermercado ensina muito sobre Economia. Se o preço do sorvete sobe, você tende a comprar menos cobertura. Se o leite fica mais caro e você reduz o consumo, corta também o achocolotado. Sorvete e cobertura, leite e achocolatado podem ser considerados bens complementares. Caso não conheça esse conceito, um produtor de cobertura pode estranhar a redução repentina no consumo de seu produto. Ele terá que prestar atenção sempre ao mercado de sorvete. E de que devem desconfiar os produtores de manteiga quando as pessoas param de comprar seus produtos? Eles podem observar o preço de um possível substituto: a margarina. Manteiga e margarina podem ser chamados de bens substitutos. Robert Pindyck e Daniel Rubinfeld dão outro exemplo no livro Microeconomia: preço do ingresso de cinema e o aluguel de filmes. Se o ingresso fica caro, algumas pessoas devem optar por fazer a locação. É claro que os conceitos de bens substitutos e complementares variam de uma pessoa para outra. Para alguns, o telão e a pipoca do cinema não podem ser substituídos de forma alguma pela TV e o sofá de casa. https://www.google.com.br/amp/s/economiaclara.wordpress.com/2009/07/19/bens-complementares-e-bens-substitutos/amp/
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Na economia prática, tudo está interconectado. Se muitos hambúrgueres forem vendidos, muitas batatas fritas serão vendidas também. Assim, a demanda por hambúrgueres tem um impacto significativo na demanda por batatas fritas. Este é um exemplo simples de demanda complementar em economia. À medida que a demanda aumenta, o preço também aumenta.

Bens complementares são aqueles que são freqüentemente usados ​​em conjunto, como veículos motorizados e gasolina, ou DVDs e aparelhos de DVD. Quando o preço de um bem diminui (ou aumenta) e a demanda por um bem relacionado aumenta (ou diminui), então os dois bens são considerados complementares. Por exemplo, se o preço dos computadores aumentar e a demanda por software diminuir, computadores e softwares podem ser considerados complementares.

Substitutos são bens que são usados ​​no lugar um do outro. Exemplos incluem CDs e arquivos de música digital, como MP3s, ou sorvete e iogurte congelado. Se um aumento de preço para um bem leva a um aumento na demanda por um bem relacionado, então os dois bens são considerados substitutos. Um aumento nos preços da carne bovina, por exemplo, seguido por uma maior demanda por frango ou carne suína, indica que frango ou carne de porco representam substitutos para a carne bovina.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais