Buscar

Explique o conceito de “Divisão Social do Trabalho”, de Durkheim

💡 2 Respostas

User badge image

Josemara

Uma característica essencial da divisão social do trabalho é a sua capacidade de aumentar a produtividade, uma vez que a especialização aumenta a eficiência produtiva e permite a comercialização de produtos com maior qualidade e menor preço.

Contudo, como os produtores efetivam-se em atividades específicas, a divisão social do trabalho passou a distinguir o trabalho mental (intelectual) do material (físico), o que levou ao surgimento de uma elite social, a qual, por sua vez, se encastela na ideologia da competência técnico-científica para legitimar aquela divisão social do trabalho.

Por conseguinte, devemos ter em mente que a “divisão do trabalho” diz respeito ao modo como os seres humanos se organizam para distribuir as tarefas cotidianas. Desta divisão, derivam outras, como a divisão sexual do trabalho, a divisão capitalista do trabalho, a divisão internacional do trabalho e, para o que nos interessa aqui, a divisão social do trabalho.

Ora, numa fase inicial das sociedades humanas, a divisão do trabalho era definida por critérios sexuais e de faixa etária. Contudo, o incremento da agricultura levou divisões sociais no trabalho ainda mais significativas, aprofundando aqueles critérios sexuais e também diferenciando o trabalhador agrícola daquele dedicado exclusivamente à criação de animais; aqui esta a gênese da propriedade privada.

Como as atividades agrícolas e pastoris impedem que estes trabalhadores se dediquem a produção dos instrumentos necessários a sua sobrevivência, surgem os artesãos, os quais trocam seus produtos manufaturados por gêneros alimentícios. Destas trocas surge outra divisão social do trabalho, a saber, a atividade mercantil.

Vale citar aqui que o desenvolvimento do comércio aprofundou a distinção entre os trabalhadores rurais e urbanos, onde se destacavam os setores comerciais, administrativos e artesanais.

Por fim, sob a égide do Capitalismo, a especialização produtiva ganha uma complexidade cada vez maior, até atingir os parâmetros da divisão internacional de trabalho, onde o trabalhador é um especialista e uma pequena parte do processo produtivo.

Émile Durkheim (1858-1917) e a Divisão Social Do Trabalho

Para Durkheim, os princípios da divisão do trabalho são mais morais do que econômicos, uma vez que são os fatores que unem os indivíduos numa sociedade, pois geram um sentimento de solidariedade entre aqueles que realizam as mesmas funções.

Outro fator importante é que este pensador analisava a sociedade como uma metáfora do corpo humano, donde a divisão social do trabalho seria responsável por manter a harmonia deste sistema de órgãos que compõe o organismo.

Além disso, Émile afirmou que quanto maior e mais complexa for uma sociedade, maior será a divisão social do trabalho presente na mesma, pois é o crescimento populacional o responsável pela divisão do trabalho.

1
Dislike0
User badge image

Rinaldo Amaro da Silva

O principal interesse é desvelar os fatores que possibilitam a coesão (unidade, estabilidade) e a permanência (ou continuidade) das relações sociais ao longo do tempo e de gerações. Dentro da perspectiva sociologa durkheimiana, a existencia de uma sociedade só é possivel a partir de um determinado grau de consenso entre seus membros constituintes: os individuos. Segundo Durkheim, em consenso se assenta em diferentes tipos da solidariedade social.

Dentro da perspectiva sociológica durkheimiana... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/sociologia/durkheim-1-a-divisao-do-trabalho-social.htm?cmpid=copiaecola
Trata-se de um tema central no pensamento sociológico de Durkheim, cujo principal interesse é desvelar os fatores que possibilitam a coesão (unidade, estabilidade) e a permanência (ou continuidade) das relações sociais ao longo do... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/sociologia/durkheim-1-a-divisao-do-trabalho-social.htm?cmpid=copiaecola
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais