Buscar

qual a diferença entre reforço negativo e punição negativa?

💡 7 Respostas

User badge image

Vanessa M

Reforço negativo envolve a remoção de uma condição negativa para reforçar um comportamento. Por outro lado, punição negativa envolve retirar um estímulo que a pessoa gosta para enfraquecer um comportamento.

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Várias técnicas são utilizadas em behaviorismo, aplicadas à terapia cognitivo-comportamental. Dentre elas, têm-se reforço e punição, que se assemelham em alguns aspectos e podem gerar certa confusão.


Reforço negativo ocorre quando algo desagradável é removido devido ao comportamento desejado. Já punição negativa ocorre quando algo desejável é removido devido ao comportamento. Um exemplo de reforço negativo pode ser dado quando alguém, por fobia de algo, aloca todas as suas energias e conhecimento em outra coisa, para que nunca tenha que lidar com aquilo que lhe causa pânico. Já um exemplo de punição negativa pode ocorrer quando alguém é punido por algo que fez, como um estudante ficar de castigo ser poder acessar a internet porque não fez suas tarefas escolares.


Portanto, esforço e punição negativos são técnicas que sugestionam comportamentos, e que estão diretamente relacionados à recompensa/consequência, dentro de estudos comportamentais.

1
Dislike0
User badge image

Vivianny Souza

Reforço - quando aumenta um comportamento

Punição- quando diminue um comportamento

Positivo- quando acrescenta um estímulo

Negativo- quando retira um estímulo

 

OBS: o reforço negativo só ocorre quando já houve uma punição. Os tipos de reforço negativo são: Fuga - quando voce interrompe uma situação aversiva. Ex: Você esta na rua e encontra uma pessoa chata dai inventa uma mentira e vai embora; e Esquiva - quando voce evita uma situação aversiva. Ex: Você vê uma pessoa chata na rua, então muda de ua e evita ter que conversar com ela.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais