A maior rede de estudos do Brasil

O que é aborto necessário?

a) É o praticado por médico, não havendo outro meio de salvar a vida da gestante.
b) É o praticado em caso de gravidez resultante de estupro.
c) Compreende-se todo aquele praticado por médico, com a devida autorização da gestante e do Ministério Público, em casos específicos.
d) É o cometido pela gestante e precedido do consentimento da Justiça, nos casos em que a gravidez é considerada indesejada.

Direito Penal I

Humanas / Sociais


9 resposta(s)

User badge image

Carolina Barros

Há mais de um mês

Letra a com certeza .. aborto necessário é aquele praticado por medico onde não há outro meio de salvar a vida da gestante ..

 

Letra a com certeza .. aborto necessário é aquele praticado por medico onde não há outro meio de salvar a vida da gestante ..

 

User badge image

Aline Santos

Há mais de um mês

Letra A.

Havendo risco de vida à gestante em decorrência da gravidez, o direito resguarda a vida da mãe. O art. 128 do CP, assegura que o médico não será punido se ele praticar o aborto quando não houver outro meio de salvar a vida da gestante. Não será punido também nos casos de estupro, quando há o consentimento da gestante, e se ela for incapaz, com a auorização de seu representante legal.

User badge image

karoline de toni

Há mais de um mês

Sob o manto do art. 128, I, do Código Penal, não é necessário autorização judicial para o médico proceder ao aborto necessário. Basta que haja um diagnóstico inequívoco de que a gestante esteja passando por uma gravidez de risco que traga justamente o risco de morte tanto à gestante como ao feto, de modo que não haja outro meio de salvar a vida tanto de um como de outro, o médico está autorizado a proceder ao aborto sem o risco de ser punido, assim, situação que mostra estar correta é a alternativa "A", o que se infere da interpretação e letra do mencionado artigo de Lei.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes