Buscar

Há hipóteses em que a fraude contra credores pode ser presumida? Quais?

💡 4 Respostas

User badge image

Estudante PD

Segundo o artigo 159 do Código Civil, está disposto que serão igualmente anuláveis os contratos onerosos do devedor insolvente, quando a insolvência for notória, ou ´´houver motivo para ser conhecida do outro contratante´´. Essa parte que está destacada menciona a fraude contra credores presumida. Ela pode acontecer quando o preço do bem é vendido por um preço muito baixo ou irrelevante como também nas relações entre parentes em que normalmente a insolvência é conhecida no seu meio. Tudo isso busca proteger o credor que é o mais prejudicado.
3
Dislike1
User badge image

Paulo Augusto

Complementando a resposta do Igor Demetrio:

A fraude contra credores é classificada como vício social vez que o devedor, objetivando inadimplir com a obrigação assumida perante seu credor, firma contrato com terceiro alienando bens que garantiriam sua solvência. Aqui o terceiro tem ciência do motivo da disposição do bem, e em conluio com o devedor, conclui o negócio em prejuízo do credor.

É regido pelo princípio da responsabilidade patrimonial segundo o qual o patrimônio do devedor responde por suas obrigações. Esse patrimônio, se desfalcado maliciosamente, e de tal maneira que torne o devedor insolvente, estará configurada a fraude contra credores.

Para caracterizar a fraude aqui argüida, o devedor deve firmar o negócio estando em estado de insolvência, ou tornar-se insolvente em razão do desfalque patrimonial promovido. Enquanto seu patrimônio bastar para o pagamento das suas dívidas, terá total liberdade de dispor dele.

A grande problemática colocada neste tema é a escolha entre a proteção dos interesses do adquirente de boa-fé ou do credores. Escolheu a lei proteger o adquirente de boa-fé, como bem pode ser observado na ação pauliana (ou revocatória), usada para rever o contrato que colocou o devedor em estado de insolvência, que tem como um de seus requisitos o consilium fraudis, como será visto mais adiante.

2
Dislike0
User badge image

Estudante PD

https://www.passeidireto.com/arquivo/23808859?utm_campaign=android-arquivo&utm_medium=mobile&utm_source=quickmemo+ Um resumo para você entender melhor a parte geral do Código Civil.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais