Buscar

rifamcina é um indutor?o que ocorre quando ministrado com Omeprazol

Omeprazol ministrado por conta propria

💡 1 Resposta

User badge image

Debora Spina

Essa possível interação depende de vários fatores

Primeiro existe uma família de enzimas chamado de citocromo P450 (CYP) que estão evolvidas no metabolismo dos fármacos. A interação depende da indução ou inibição da enzima que metabolize o outro fármaco (falamos que o fármaco é substrato da enzima). Neste caso, omeprazol é tanto substrato quanto inibidor da enzima CYP2C19, ele mesmo lentifica sua biostranformação no organismo, porém ele é inibidor apenas dessa enzima que está envolvida no metabolismo de certo número de fármacos. Enquanto a rifampicina é considerado forte indutor pois estimula várias enzimas CYP como a 3A4 (principal metabolizadora de fármacos), a 1A2 e a 2C9, veja que ela não tem envolvimento algum com as enzimas com as quais o omeprazol se envolve.

Portanto não se prevê diferença no metabolismo de nenhum dos fármacos quando administrados concomitantemente.

Outros fatores seriam a quantidade individual de enzimas que a pessoa possível e o funcionamento dessas, o tempo de uso visto que interações por inibição e indução de metabolismo levam alguns dias para apresentar sinais como a diminuição ou aumento do efeito de um dos fármacos, depende também de qual medicamento está sendo usado a mais tempo (isso falando de drogas envolvidas com as mesmas enzimas).

Se falando de interações tudo é apenas previsão, e mesmo que aconteçam dependem de uma "relevância clínica", por exemplo aumento de metabolismo hepático em 33% será que pode realmente diminuir o efeito esperado do outro medicamento??

 

Pense sempre em drogas com pequeno índice terapêutico ou hormônios que já usam doses baixas (como minipílulas anticoncepcionais), essas são mais sérias em relação à interações. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais