Buscar

Como foi possível o surgimento de oxigênio na atmosfera primitiva???

💡 1 Resposta

User badge image

Evelyn Catherine

A atmosfera primitiva da Terra ainda não contém oxigênio.
Um evento irá desencadear a produção de oxigénio há ≈2,5 bilhões de anos.
Estas são as cianobactérias que invadiram a Terra e tem rejeitado oxigênio suficiente para torná-la parte permanente da atmosfera. É essa época do grande oxidação ou a catástrofe de oxigênio.
As cianobactérias, que aprenderam a fotossíntese aeróbica, absorvem CO2 e de energia solar para quebrar as moléculas de água, liberando oxigênio.
O forte poder oxidante do oxigênio transforma o ferro em óxido de ferro que se deposita no fundo do mar.
Ferrugem da Terra, óxido de ferro é depositado em camadas. Uma vez saturada minerais, oxigênio começa a se acumular na atmosfera.
Sob a pressão de oxigênio, a vida irá evoluir como a conhecemos hoje. O crescimento microbiano está explodindo nas águas rasas dos oceanos. As cianobactérias obtêm sua energia do Sol através de sua atividade fotossintética. Eles secretam uma espécie de gelatina para se proteger dos raios ultravioletas. Evoluem em diferentes colônias bacterianas e espalhadas por grande parte do planeta. Desenho de sua energia a partir de dióxido de carbono, elas liberam mais oxigênio. As cianobactérias são expostos à luz e liberam um gás tóxico durante o tempo de oxigênio, o que irá aumentar a vida no planeta. A Terra é hoje um oásis de vida, uma singularidade que é o casulo de gás que a rodeia. Esta camada de ar isola-nos do espaço, nos alimenta e nos protege.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais