Buscar

Como a insulina age na célula?

💡 2 Respostas

User badge image

Larissa Souza

Para que serve a insulina?

A insulina é um hormônio sintetizado no pâncreas, que promove a entrada de glicose nas células e também desempenha papel importante no metabolismo de lipídeos e proteínas, mresumindo, é atráves da insulina que a glicose é absorvida pela celula.

 

Como éla atua no organismo?

Os carboidratos que ingerimos através dos alimentos (pão, massas, açúcares, cereais) são mais rapidamente convertidos em glicose quando precisamos de energia. Entre as refeições, o fígado libera a glicose estocada para a corrente sanguínea e dessa forma mantém os níveis normais de glicose no sangue.

Para a glicose penetrar em cada célula do corpo é necessário que haja insulina circulante, que faz com que o hormônio chegue aos receptores de insulina nas células.

Quando a glicemia (taxa de glicose no sangue) aumenta após uma refeição, a quantidade de insulina também aumenta para que o excesso de glicose possa ser rapidamente absorvido pelas células.

Veja alguns exemplos deste processo:

1- insulina no organismo

1. 

2. ação da insulina no organismo a nível molecular

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A isulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, seu papel está  ligado a assimilação da glicose nas células. Para entender com ela atua precisamos relembrar o mecanismo de ação deste hormônio. 


A ação da insulina na célula inicia-se pela sua ligação ao receptor de membrana plasmática, ligação que ocorre com alta especificidade e afinidade, provocando mudanças conformacionais que desencadeiam reações modificadoras do metabolismo da célula-alvo, constituindo assim uma resposta celular. A ativação do receptor gera um sinal que, eventualmente, resulta na ação da insulina sobre a glicose, lipídeos, o metabolismo de proteínas, garantindo diferentes efeitos metabólicos. 
Os efeitos metabólicos são uma difusão facilitada que faz com que a glicose entre com maior velocidade na célula. Diante da ação da insulina em um curto período de tempo a intensidade de entrada da glicose para o interior celular aumenta signficativamente, o que sugere uma ação direta da isulina sobre a própria membrana celular. 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais