Buscar

O que é economia?

Basicamente o que é economia? se fossem explicar para uma criança, como explicariam?

💡 12 Respostas

User badge image

Leticia Martins Pascuti

A economia pode ser definida assim: o estudo de como as pessoas e a sociedade decidem empregar recursos escassos, que poderiam ter utilizações alternativas, para produzir bens variados.
Pode-se fazer a seguinte divisão no estudo econômico:
- Macroeconomia- analisa o comportamento da economia como um todo, por meio de preços e quantidades absolutos. Faz parte dela os movimentos globais nos preços, na produção ou no emprego.
- Microeconomia- estuda o comportamento de cada “molécula econômica” do sistema, por meio de preços e quantidades relativas. Para exemplificar, pode-se citar a análise do funcionamento de empresas.
Enquanto a economia positiva ocupa-se da descrição de fatos, circunstâncias e relações econômicas, a economia normativa expressa julgamentos éticos e valorativos.

13
Dislike0
User badge image

Laysla Souza

É a ciência que estuda os bens e serviços e recursos escassos da sociedade. 

11
Dislike0
User badge image

Jessica Lopes

ELa (a economia) é um método e não uma doutrina, um instrumento da mente, uma técnica de pensar que ajuda, a quem possui, a tirar conclusões corretas. (John Maynard Keynes).

 

Economia:

A palavra vem do grego oikos (casa) e nomos (norma, lei). Representa a administração do lar.

 

Economia é um processo sistêmico com o qual convivemos. Todos nós indistintamente, fazemos parte deste processo influenciamos e somos influenciados por ele, numa atividade de ação e reação. Reclamamos, propomos soluções, discutimos, ouvimos falar, mas nem sempre conhecemos e entendemos os fatos que movimentam a economia.

As ciências sociais estudam a organização e funcionamento da sociedade, a economia caracteriza-se como uma ciência social, pois, ocupa-se com o comportamento humano e estuda como pessoas e organizações, na sociedade, se empenham na produção, troca e consumo de bens e serviços.

Compete à economia estudar os problemas que causam ansiedade aos povos, como: inflação, distribuição de renda, desemprego, pobreza, globalização, ecologia, entre outros e, o que faz o governo para gerenciar e conviver com esses problemas e conflitos que afligem a humanidade. A economia preocupa-se também em estudar os fenômenos, a forma como contorná-los e gerenciá-los com alguma previsão. Para tanto, o funcionamento do sistema econômico determina a criação de teorias que possam analisar todos os fatores que causam distúrbios aos países e encontrar os mecanismos necessários ao gerenciamento e controle dos mesmos, buscando assim o equilíbrio social.

Enfim conhecer economia, é como conhecer o mar por onde navegamos, é conhecer um sistema do qual fazemos parte, de uma engrenagem que nos move a todo instante, para diferentes caminhos... depende sempre de muitas variáveis, dos acontecimentos do mundo, das decisões dos diferentes povos, do governo de cada um deles, do nosso governo, das nossas políticas econômicas, dos nossos recursos, força de trabalho, capital, tecnologia, da nossa gente e de nossas decisões.

 

5
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais