Buscar

Descreva e contextualize 2 exemplos de produto que podemos usar os conceitos de Relativismo Cultural e Etnocentrismo.

💡 1 Resposta

User badge image

Francisco Gomes

 

Relativismo cultural é uma perspectiva da antropologia que vê diferentes culturas de forma livre de etnocentrismo, o que quer dizer sem julgar o outro a partir de sua própria visão e experiência.

A perspectiva do relativismo cultural é uma construção da Antropologia, idealizada por nomes como Franz Boas, e também utilizado na Sociologia.

Como conceito científico, o relativismo cultural pressupõe que o investigador tenha uma visão neutra diante do conjunto de hábitos, crenças e comportamentos que a princípio lhe parecem estranhos, que resultam em choque cultural.

Relativizar é deixar o julgamento de lado, assim como se afastar da sua própria cultura a fim de entender melhor o outro.

Um exemplo de aplicação do relativismo cultural em pesquisas antropológicas pode ser visto no estudo de sociedades tradicionais isoladas de influências ocidentais. Digamos que em uma tribo da Oceania, as relações de parentesco sejam pela linha matriarcal, e o irmão da mãe, ou seja o tio, faça o papel que o pai executa nas sociedades ocidentais.

De forma etnocêntrica, o antropólogo poderia interpretar estes laços como disformes e criticar em seu trabalho as possíveis consequências sociais e familiares desta ação.

Mas ao relativizar durante seu trabalho de campo, o pesquisador percebe que estas relações são apenas diferentes, pois possuem outros sistemas e processos anteriores que precisam ser levados em consideração.

A fim de fazer uma investigação científica, é indispensável que o pesquisador livre-se de preconceitos e julgamentos, por isso a prática do relativismo cultural na Antropologia. Porém o exercício de relativização também pode ser utilizado pela sociedade como um todo, no dia-a-dia, para entender melhor a posição e comportamentos dos outros, e estabelecer melhores relações sociais, mais compreensivas.

O conceito de relativismo cultural passa também pela compreensão da ideia de alteridade, que é o pressuposto da existência do outro e da diferença em sociedade. ​

Etnocentrismo e Relativismo cultural

O conceito de relativismo cultural pode ser considerado o exato oposto do etnocentrismo.

A visão etnocêntrica coloca a sua própria cultura como ponto de comparação com as outras. Por outro lado, o relativismo vai usar o choque cultural para problematizar a questão de certo e errado, tentando entender a diversidade e como ela é manifestada por diferentes sistemas simbólicos e práticas de outras sociedades.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais