Buscar

deferença entre credor e devedor Direito Civil.

Bom dia colegas, estou em dúvida em Direito Civil em identificar quem é o credor e o devedor. por favor alguém pode me ajudar? obrigada xau.

 

OBS: Meu nome é Ziglair Costa estudo na Estacio de Curitiba.

💡 2 Respostas

User badge image

Murilo Lima Nogueira

Uma empresa ou pessoa física é considerada credora quando possui aplicações/recursos disponíveis no seu cadastro junto a uma instituição financeira ou quando empresta dinheiro/equipamentos a terceiros.

O devedor por conseqüência é aquele que se utiliza dos recursos dos credores, por meio de empréstimos.

EX. Você é correntista de um banco e possui várias aplicações, entre fundos de investimentos, CDBs e poupança junto a esta instituição, portanto você é credor deste banco. O banco paga a você a rentabilidade sobre os valores aplicados, hoje a taxas de 0,55% a 0,80% a.m., mas de onde vem o dinheiro para pagar essa rentabilidade?

O seu dinheiro é emprestado pelo banco a outras pessoas por meio de empréstimos, utilização de cheque especial, financiamento imobiliário, etc. Essas pessoas são os devedores dos bancos, e com os ganhos dos empréstimos, onde as taxas variam de 1,5% a.m. até 12% a.m. no caso do cheque especial, são utilizados para pagar a rentabilidade de suas aplicações.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

As obrigações civis são compostas por dois elementos subjetivos: o credor e o devedor.

O credor é o sujeito ativo da obrigação, enquanto o devedor é o sujeito passivo.

Devedor é aquele que deve prestar o objeto de determinada obrigação, adimplindo-a, enquanto o credor é aquele que tem direito de ver a obrigação satisfeita, podendo exigir o cumprimento forçado, se for o caso.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais