O Direito Objetivo seriam as normas e leis, enquanto o direito subjetivo seria a escolha pessoal de agir.
Então "o direito objetivo nos permite fazer algo porque temos o direito subjetivo de fazê-lo."
Gostaria de saber, das pessoas mais experientes, se entendi certo.
Alisson Monteiro
Há mais de um mês
O Direito Objetivo é o direito que está positivado, espresso em lei escrita que reje o comportamento humano dentro de uma sociedade. Já o Direito subjativo é a faculdade de fazer valer o direito objetivo, é a autorização para exigir o cumprimento da norma infligida ou a reparação do mal sofrido.
karoline de toni
Há mais de um mês
O direito objetivo é aquele tido como positivado, deste modo, refere-se ao conjunto de normas/regras jurídicas comportamentais de caráter geral que a todos vincula, sendo obrigatório o cumprimento de tais normas, cuja inobservância induz à aplicação de determinadas sanções, é portanto, norma agendi.
O direito subjetivo, a seu turno, diz respeito a faculdade de invocar o direito objetivo(positivado=norma) para si, sendo, portanto, facultas agendi no sentido de ser o direito que o individuo tem de invocar ou não a norma de acordo com sua pretensão, decorrente da violação de seu direito.
Um exemplo para esclarecer: um contrato realizado entre duas pessoas, possui regras contidas no Código Civil (dirieto objetivo=norma agendi) à respeito da formulação, cumprimento do contrato, etc., caso um dos contratantes descumpra determinado ato do contrato como o pagamento, a parte prejudicada pode recorrer as normas do Código Civil bem como o ajustado no contrato, para fazer valer seus direitos (direito subjetivo=facultas agendi).
Amelia Ketherine
Há mais de um mês
O Direito Objetivo pode ser entendido como a norma propriamente dita. Exemplo: O Direito Civil busca a defesa das partes nas relações jurídicas interpessoais. Já o Direito Subjetivo é a possibilidade que a norma dá de um indivíduo exercer determinado conduta descrita na lei.