Buscar

Leia os fragmentos abaixo para responder à questão

Tarefa

 

I

As varas de família em São Paulo e no Rio deram média superior a cinco sentenças de nulidade, anulação e desquite por dia, nos últimos anos. Mas, embora não possa ser precisada em números, há informação correta que tem de ser acrescentada: a maioria dos casais que se separam, principalmente nas classes mais pobres, não recorre ao desquite, “porque não resolve nada”.

 

II

Lá um dia de madrugadinha, sem mais nem menos, foi-se embora de casa o seu Armando, disposto a nunca mais voltar, porque o seu amor dado à legítima esposa era pouco e se acabou. No primeiro momento, Dona Lídia ficou sem saber o que fazer da vida, nem dos três anos de casamento infeliz. Depois de muita reflexão, resolveu retornar, juntamente com os filhos, à sua cidade natal, a famosa Cordisburgo, para recomeçar a sua vida, juntamente com seus familiares. Alugou uma casa e conseguiu emprego.

 

 III

[...] Desde os cinco anos merecera eu o apelido de “menino diabo”; e verdadeiramente não era outra coisa; fui dos mais malignos do meu tempo, indiscreto, traquina e voluntarioso. Esconder objetos, puxar o cabelo das meninas, dar beliscões nos braços das crianças menores... e outras façanhas eram algumas atitudes de um menino indócil.”

 

IV

Terra onde o sim muitas vezes é não, mistura inebriante de todas as ambiguidades, Tóquio personifica a incrível e obstinada capacidade dos japoneses de harmonizar os contrários e fazer do presente um amálgama de passado e futuro. Cidade-fênix renascida das cinzas  de um grande incêndio, de um violento terremoto e da 2ª Guerra Mundial, em pouco mais de três décadas tornou-se  o centro irradiador do novo, do contemporâneo, capital de um país que ficou três séculos fechado em si mesmo e hoje é a superpotência capitalista do planeta. Labirinto de contradições, ponto de encontro entre Leste e Oeste, Tóquio é a revelação e o grande enigma da modernidade.

 

1) Classifique os parágrafos acima quanto ao tipo textual: narrativo, descritivo ou argumentativo.

2)  No período: “As empresas estatais são empresas que utilizam o dinheiro do contribuinte para cobrir seus déficits constantes?”, o pressuposto é:

a) que as empresas gastam muito

b) que as empresas precisam de crédito

c) as empresas lidam com o dinheiro dos outros

d) que as empresas estão endividadas sempre

 

💡 2 Respostas

User badge image

Tatiane Maziero

POR FAVOR ME AJUDE NESTA RESPOSTAS

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais