Buscar

qual a função biológica do tecido epitelial glandular?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

O tecido epitelial glandular ou também conhecido somente como tecido glandular possui células especializadas em sintetizar, armazenar e secretar proteínas, lipídeos ou complexos formados por proteínas e carboidratos. Geralmente as substâncias a serem secretadas são armazenadas no interior das células na forma de grânulos de secreção. As secreções produzidas pelas células podem ser serosa, mucosa ou mista. A secreção serosa é aquosa e rica em proteínas, enquanto a mucosa é mais espessa. A secreção mista é composta por partes mucosas e serosas.


O tecido epitelial glandular pode ser classificado de várias formas. Há glândulas unicelulares, quando são formadas por uma única célula como no caso das células caliciformes do intestino delgado, e multicelulares quando são compostas por um conjunto de células que formam agregados com estrutura complexa.


Portanto, a função do tecido epitelial glandular é sintetizar, armazenar e secretar proteínas, lipídeos ou complexos formados por proteínas e carboidratos.

Fonte: https://www.infoescola.com/histologia/tecido-epitelial-glandular/. Acesso em 23 de julho de 2018.

1
Dislike0
User badge image

Ana luiza Oliveira

A função do tecido epitelial glandular é produzir secreções, essas secreções elas vão ser eliminadas pelo organismo ou utilizadas em outras partes do corpo, essas secreçoes podem ser: serosas, mucosas e mistas. As serosas são ricas em proteinas, são mais aquosas e fluidas, as mucosas como o proprio nome diz: produzem muco, ou seja, são secreções mais espessas; um exemplo são as glandulas salivares, as mistas; são celulas que podem sintetizar tanto secreção mucosa como serosa. São secreções importantes para a homeostase do organismo, porque por exemplo, as celulas que compoe o tecido epitelial glandular das glandulas salivares produzem a amilase salivar, uma secreção importante no processo digestorio e para a manutenção do ph bucal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais