Buscar

significado de peristaltismo

💡 2 Respostas

User badge image

Manuella Nascimento

É a mesma coisa que movimentos peristálticos = movimento feito pela musculatura lisa para movimento do bolo alimentar através do tubo digestório.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os movimentos peristálticos, também conhecidos como peristaltismo, consistem e movimentos involuntários realizados pelos órgãos do tubo digestivo (intestinos e esôfago). Esses movimentos são responsáveis por fazer com que o bolo alimentar caminhe ao longo destes, para que a digestão ocorra no devido local.

É a musculatura lisa que impulsiona os movimentos peristálticos, porém é o sistema nervoso autônomo que o coordena. As contrações musculares, estimuladas pelos impulsos nervosos, originam ondas peristálticas, compostas por uma onda de relaxamento dos músculos circulares que ocasiona, por sua vez, uma onda de distensão que ocorre antes do bolo alimentar, além de uma onda de contração muito intensa da musculatura circular que ocorre depois do bolo alimentar, empurrando, assim, esse bolo ao longo do tubo digestivo.

Texto retirado de: <https://www.infoescola.com/sistema-digestivo/movimentos-peristalticos/>.

Resposta:

O peristaltismo é o nome dado aos movimentos involuntários dos órgãos do tubo digestivo (intestino e esôfago) para fazer com que o bolo alimentar caminhe até o estômago.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes