Buscar

A ingestão de grande quantidade de ácido acetilsalicílico (AAS), o qual apresenta um pKa=3,5, pode induzir a que distúrbio ácido-base? Justifique a re

💡 2 Respostas

User badge image

Leonardo Ferreira

Procuro respostas

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

AAS é um produto que possui em sua fórmula uma substância chamada ácido acetilsalicílico. Esta substância tem a propriedade de baixar a febre (antitérmico), aliviar a dor (analgésico) e reduzir a inflamação (anti-inflamatório). Por isso, é utilizado para alívio dos sintomas de várias doenças como gripes, resfriados e outros tipos de infecções.


Os efeitos colaterais do ácido acetilsalicílico inclue, náusea, vômitos, dor no estômago, úlcera péptica, azia, insuficiência renal, dor de cabeça, zumbidos e Síndrome de Reye.


O Ácido Acetilsalicílico é contraindicado em pacientes com hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula, durante a gravidez e amamentação e em casos de febre de origem vírica em crianças e adolescentes. Não deve ser usada em pacientes hemofílicos, histórico de alergia a qualquer anti-inflamatório não esteroide, presença de úlcera ou hemorragia.


Portanto, devido ao explicado acima, ao ingerir grande quantidade de AAS, pode-se ter um quadro de distúrbio de ácido-base.

Fonte:

https://consultaremedios.com.br/aas/bula

https://www.tuasaude.com/acido-acetilsalicilico/

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais