Buscar

explique a interação de substancias anfipaticas com a agua que tipos de estruturas supramoleculares podem ser formadas

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Uma molécula anfipática é uma molécula que possui uma parcela hidrofílica (polar, denominada cabeça) e uma parte hidrofóbica (apolar, denominada cauda).


Um exemplo de substância anfipática é o surfactante comum (detergente), produto de limpeza amplamente utilizado. Você já deve ter percebido a formação de bolhas a partir dessa substância quando em contato com a água. A explicação para tal fenômeno é dada pelas interações que ocorrem entre cada parte da substância antipática em questão e a água. Veja:

Quando uma substância anfipática é mergulhada em água, a sua parcela hidrofílica (cabeça) procura reagir o máximo possível com água. Em contraposição, a parte hidrofóbica (cauda) procura um meio de se isolar do contato com o solvente. Neste caso, inúmeras moléculas da substância anfipática agregam-se numa configuração pelicular: uma estrutura arredondada, de forma que há encapsulamento das caudas, cercadas por uma camada de cabeças. Desta forma, tal estrutura é denominada micela. É o tipo mais comum de estrutura supramolecular formada nesta ocasião e também é responsável pela formação de bolhas no caso do detergente. Veja na imagem abaixo a representação gráfica da formação das micelas: 

Fonte da Imagem: Criação Própria

3
Dislike0
User badge image

thiago silva

vish

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados