Buscar

porque a concentração de lactato é maior e o conteúdo de glicogênio muscular é menor durante o exercicio realizado no calor

💡 2 Respostas

User badge image

Carlos eduardo

Quando uma atividade fisica é realizada em altas temepraturas o corpo realiza trabalho para resfriar o corpo superaquecido e para a realizar a atividade muscular, o que consome as reservas musculares de glicogênio e inicia processos celulares anaerobios para a produçao de energia, esses processos anaerobios resultam em lactato como um dos produtos.

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O lactato é produzido pelo organismo após a queima da glicose (glicólise), para o fornecimento de energia sem a presença de oxigênio (metabolismo anaeróbico láctico). Em atividades físicas de longa duração, o suprimento de oxigênio nem sempre é suficiente.


A produção de energia para a realização de um exercício físico se dá a partir da “quebra” de uma molécula de ATP (adenosina trifosfato), que funciona como o combustível para a contração muscular. Existem 3 mecanismos principais para produção dessa energia:

1. Sistema do metabolismo anaeróbico alático (sistema ATP-creatina-fosfato), ou seja, sem a produção de lactato.

2. Sistema do metabolismo anaeróbico láctico (glicólise), ou seja, que leva à produção do lactato.

3. Sistema de metabolismo aeróbico, também sem a produção de lactato.


Assim, a dosagem do lactato pode trazer importante informação para o atleta e seu treinador, tanto quanto à situação atual de treinamento e “performance” do atleta, como com relação às demandas metabólicas do organismo e sua capacidade de suportar estímulos de exercícios especificamente selecionados. A avaliação do “fitness” individual e das condições de treinamento, que dependem desse condicionamento físico, são uma área de interesse cada vez maior dentro dos programas de treinamento físico.


O corpo humano é uma máquina complexa, que nos permite realizar, desde movimentos banais do cotidiano, como correr uma maratona, ou até desafios ainda maiores. Mas, nada disso seria possível sem um combustível potente, responsável por providenciar energia necessária para os nossos músculos. E está aí o papel do glicogênio muscular.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais