Buscar

genetic

Um homem com translocação no cromossomos 14 e 21 casou se com uma mulher normal como serão os possíveis filhos desse casal? serão normais serão translocado? poderão ter síndrome de down ou este casal sera infértil

💡 2 Respostas

User badge image

Jel Soares

Primeiro, pra responder essa pergunta vc precisa saber quais os tipos de gametas que o homem produzirá. Ele pode produzir gametas normais e também gametas com translocação, nesse caso pode ser de 2 tipos: um gameta com 1 cromossomo 21 normal + o translocado, pode ser também 1 cromossomo 14 normal + o translocado.

O homem, portanto, pode produzir 3 tipos de gametas. Desses, apenas o gameta com 1 cromossomo 14 normal + o translocado levaria a aborto espontâneo. O gameta com 1 cromossomo 21 normal + o translocado levaria a um feto com síndrome de Down.

Vale ressaltar que essa análise leva em consideração tanto que a translocação do homem é balanceada quanto que e o cromossomo translocado tem material genético íntegro dos cromossomos 14 e 21, caso contrário (a translocação seja balanceada, mas o cromossomo translocado tenha parte do 14 e/ou parte do 21, com um outro cromossomo adicional contendo o restante dos 2 cromossomos) ele será infértil. 

0
Dislike0
User badge image

Yui Midori

 é possivel que os filhos sejam normais 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais