Buscar

As células cardíacas que possuem a velocidade de despolarização sistólica espontânea mais rápida estão localizadas onde ?

💡 2 Respostas

User badge image

Isadora Rocha

estão localizadas no nodo sinoatrial

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

No nodo sinoatrial.


Nó sinusal, Nó sinoatrial, nódo sinoatrial (NSA) ou Nódulo de Keith e Flack é uma estrutura anatômica do coração que faz parte do sistema cardionector, responsável pela função de marcar o passo natural, ou seja, produz seu próprio potencial de ação, que é o estímulo elétrico. É a estrutura cardíaca com a maior freqüência de despolarização, ou seja, com maior automatismo.


Em condições de repouso, as células musculares cardíacas se despolarizam espontaneamente, sem qualquer estímulo externo e geram um potencial de ação aproximadamente 80 a 100 vezes por minuto.


Outras regiões do músculo cardíaco também podem sofrer esta despolarização espontânea e gerar um potencial de ação, porém elas o fazem com um potencial de ação bem menor do que o gerado pelo nó sinoatrial.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais