Buscar

qual é a diferença entre culpa e dolo

💡 3 Respostas

User badge image

Beatriz Costa

No “dolo” o agente quer a ação e o resultado ilícito e na “culpa” ele quer a ação, porém por descuido, atinge o resultado danoso.

4
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Dica – Dolo direto, quando o agente dirige sua conduta livre e consciente a realizar um determinado resultado, portanto tem uma finalidade, um propósito. Ele QUER realizar a conduta descrita no tipo penal. O dolo direto está regido pela teoria da vontade já a Culpa ocorre crime culposo quando o agente causa um resultado, previsto ou previsível, através de uma conduta de inobservância de deveres objetivos de cuidado. Portanto, são elementos do crime culposo: 1- uma conduta descuidada – imprudência, negligência ou imperícia. 2- um resultado previsível. 3- nexo causal. 4- previsão no tipo penal (só há crime culposo quando expressamente previsto no tipo penal).

1
Dislike0
User badge image

Luken Martins

Nas ações dolosoas, o sujeito teve a intenção de cometer algo ilícito, e por meios ilícitos concluiu seu objetivo. (Ex: Pegar um revólver e atirar numa determinada pessoa, com a intenção de mata-la).

Na culpa, o sujeito não tem um objetivo ílicito, mas utiliza meios ilícitos para concluir seu objetivo. (Ex: Dirigir em alta velocidade com a finalidade de chegar cedo em casa, e provocar um atropelamento). Note que, querer chegar cedo em casa não é crime, mas transitar acima da velocidade é. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais