Buscar

como calcular o valor dos custos indiretos por tipo de servico

💡 4 Respostas

User badge image

Luciano Rodrigues de Souza

Já para conhecer o consumo de materiais, a fim de calcular os custos da empresa, basta que a mesma tenha um sistema de requisições. Assim, poderá controlar quais os materiais, diretos ou indiretos, foram retirados do almoxarifado.

Já para saber qual o custo com a mão de obra direta, é preciso que a empresa tenha um sistema de apontamentos. Assim, torna-se possível saber quais os operários que atuam em cada produto (ou serviço), em cada período (dia, semana, mês) e por quanto tempo (minutos, horas).

É comum que as empresas de serviços, façam o acompanhamento disso por meio de ordem de serviço, onde são anotados os custos alocados diretamente (mão de obra, materiais aplicados e serviços subcontratados).

Para calcular o curso direto, basta, portanto, somar os gastos na aquisição da matéria prima usada (materiais diretos = MD ou matéria prima = MP) com os valores empregados nas horas de trabalho (mão de obra direta = MOD).

Já para calcular os custos indiretos, somam-se os gastos obtidos com outros elementos que concorreram indiretamente na fabricação do produto, como aluguel, IPTU, depreciação, gás e energia elétrica, os chamados custos indiretos de fabricação ou CIF.

Por Fábio Alves e Vivian Fiorio

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os gerentes de projetos podem escolher entre duas abordagens ao estimar os custos indiretos associados a uma atividade: A primeira abordagem define duas taxas indiretas diferentes; é mais preciso, mas requer manutenção de registros mais detalhada, por isso também é mais caro. Os passos para o cálculo dos custos são:

  • Determinr a taxa de custos indiretos calculando a proporção de todos os custos indiretos projetados para todos os salários diretos projetados.
  • Determinar a taxa de custo geral e administrativo calculando a proporção de todos os custos gerais e administrativos projetados para a soma de todos os salários diretos projetados, custos indiretos e outros custos diretos.
  • Determinar os custos indiretos de uma atividade multiplicando seus salários diretos pela taxa de custos indiretos.
  • Determinar os custos gerais e administrativos de uma atividade multiplicando a soma de seus salários diretos, custos indiretos e outros custos diretos pela taxa de custos gerais e administrativos.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais