Buscar

como fazer um referencial teórico de um estágio anos finais?

Referencial Teórico

💡 1 Resposta

User badge image

alex

O Referencial Teórico tem inúmeros sinônimos, por exemplo, embasamento teórico, referencial bibliográficoe esses nomes diferem muito em diferentes instituições. Por essa razão, preparamos esse artigo completo para te auxiliar em como fazer referencial teórico.

No geral o referencial é um capitulo de conteúdo do seu TCC. Como Funciona? Seu TCC é dividido emREFERENCIAL TEÓRICO, METODOLOGIA e PESQUISA. Referencial teórico são os capítulos conceituando tudo que será abordado na PESQUISA.

Por exemplo, você precisa falar sobre PH da água em sua pesquisa. Então você terá um capitulo de referencial falando sobre o que é PH.

Fale também da importância do mesmo para seu estudo. É isso que o modelo que fornecemos nesse artigo vai te ensinar. O que precisa saber para escrever seu referencial parágrafo por parágrafo.

DIFERENÇAS ENTRE EMBASAMENTO E REFERENCIAL

EMBASAMENTO TEÓRICO – Termo mais usado para projeto de TCC devido a sua característica reduzida. São pequenos embasamentos e argumentações do aluno para mostrar como ele pretende fortalecer seu TCC. São citações e argumentações do aluno dos principais livros que usará no TCC.

REFERENCIAL TEÓRICO – Termo para TCC, Dissertação, Tese e etc. Todos os artefatos científicos com exceção do Projeto de TCC.

Na apresentação dos resultados de sua pesquisa surgirão termos que podem, causar duvidas no leitor. Certo que também podem gerar um certo medo de acreditar no resultado. Por isso, um dos elementos do TCC é o Referencial teórico que nada mais é do que capítulos do seu TCC focados em falar da teoria por trás de um termo da sua pesquisa e fortalecer sua pesquisa.

Exemplos:

Pode focar em “o que”, “importância do termo”, “histórico do termo” e etc. Exemplo: Importância do PH da água, O que é PH ?.

Tenha paciência e leia atentamente e aprenda como fazer referencial teórico. Você não vai precisar de mais nada, além disso, para escrever um bom capitulo de referencial teórico. Depois da sua leitura, baixe gratuitamente o infográfico com todos os passos detalhados.

Pode-se afirmar que o aluno precisar apresentar uma base científica para todas as suas declarações. Ora que ele precisa colocar no trabalho TCC um referencial teórico. Nele são citados todos os autores e seus pensamentos em relação ao tema proposto.

ÍNDICE DE CONTEÚDO:

Para conseguir fazer um capítulo desse tipo, devem-se conhecer suas três partes fundamentais:

2
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais