Buscar

Qual objetivo da fonte de raio-x no experimento de gota de oleo de milikan?

💡 1 Resposta

User badge image

Paula Reis Fernandes

É uma fonte de radiação ionizante, para que os raios-x possam interagir com os átomos ou moléculas gasosas dentro da câmara, fornecendo íons positivos e elétrons livres, que podem ser capturados pelas gotas de óleo (que millikan monitorou).

5
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os íons são produzidos com um feixe de raios X ou com um feixe de raios gama, emitidos por uma fonte radioativa e servem como núcleos de condensação de vapor d’água produzido na câmara. Em suma, os íons são envolvidos por gotículas do vapor supersaturado para que possam ser vistos e mensurados. Sabe-se que o melhor valor obtido por Thomson foi da ordem de 1.1x10-19 coulomb.

 Millikan utilizou um forte campo elétrico (obtido com uma tensão da ordem de 10 kV) para imobilizar a camada superior da nuvem de gotículas ionizadas e com isso acompanhar seu processo de evaporação. Ao ligar a bateria, a nuvem se dissipou completamente; Porém, observações sucessivas levaram Millikan a descobrir que depois da dissipação da nuvem, algumas minúsculas gotículas permaneciam, proporcionando, pela primeira vez, a observação de gotas individuais que iniciavam o movimento, depois paravam, e às vezes invertiam a direção do movimento quando o campo elétrico era desligado e depois ligado.Com este método, chegaram ao valor de 1.56x10-19 coulomb para a carga do elétron.

3
Dislike4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais