Buscar

quais sao os orgaõs hematopoeticos

💡 5 Respostas

User badge image

RD Resoluções

A hematopoiese é a formação das células sanguíneas (eritrócitos, leucócitos e plaquetas). Essas células são formadas a partir de um antecessor comum a todas, a célula hematopoiética pluripotente, mais conhecida como célula-tronco. Elas são responsáveis por formar não só as células, mas também os derivados celulares presentes na corrente sanguínea. A seguir, vamos discutir sobre como ocorre o processo de hematopoiese.


A hematopoiese se divide em dois períodos:

Período embrionário e fetal: No primeiro mês de gestação, surgem as primeiras células do embrião. Na sexta semana, o processo de hematopoiese é iniciado no fígado; na segunda parte da gestação, a medula óssea toma o lugar do fígado como estrutura mais importante para a produção de células sanguíneas no organismo.

Período pós-natal: Após o nascimento, a medula óssea torna-se o único local de produção das células sanguíneas. O espaço medular (no interior dos ossos) passa a ser completamente ocupado pela medula vermelha (responsável pela produção de sangue). Na infância, a maioria dos ossos possuem esse espaço ocupado pela medula vermelha. Na idade adulta, no entanto, apenas os ossos chatos e as partes proximais dos ossos longos possuirão a medula vermelha em sua cavidade medular.


Concluindo, dadas as informações acima, temos então que os órgãos envolvidos no processo de hematopoiese, também chamados de órgãos hematopoeiticos, são: medula óssea, linfonodos (gânglios linfáticos), baço e fígado. Após o nascimento e na idade adulta, a medula óssea passa a ser a estrutura mais importante para a produção das células sanguíneas, uma vez que é nela que estão presentes as células-tronco.

1
Dislike0
User badge image

Fabiana Melo Barbosa

Fígado, baço, medula óssea
0
Dislike0
User badge image

Fabiana Melo Barbosa

e linfonodos
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais