Buscar

Considerando que os princípios físicos da água interferem na prescrição do treinamento em atividades aquáticas, é correto afirmar que:

Considerando que os princípios físicos da água interferem na prescrição do treinamento em atividades aquáticas, é correto afirmar que: Quest.: 1 O deslocamento de qualquer segmento corporal na água produz mudanças na postura do corpo; a flutuação, por sua vez, promove diminuição do peso corporal e interfere de forma positiva na economia de movimento do indivíduo que se exercita na água. A flutuação pode ser usada para auxiliar o movimento quando um membro é movido no sentido da superfície da água e para resistir ao movimento, quando o membro é movido desde a superfície da água para a posição vertical; por sua vez, a pressão hidrostática age como uma resistência multidirecional que influencia a expansão torácica. A prescrição do exercício na água deve obedecer às mesmas recomendações prescritas para exercícios em solo, pois os princípios físicos não interferem no desenvolvimento das capacidades físicas do indivíduo. A pressão hidrostática, que pode ser sentida quando o indivíduo entra na piscina, atua de forma igual em todas as partes imersas do corpo e, portanto, não é mais evidente em algum dos segmentos corporais; por sua vez, a flutuação é sentida pelo indivíduo que se exercita na água a partir do seu grau de imersão. Os elementos físicos da flutuação e da pressão hidrostática da água promovem instabilidade do corpo na água, uma vez que o centro de gravidade e o centro de flutuação agem de maneira inversamente proporcional.

💡 7 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Para responder essa pergunta precisamos colocar em prática nossos conhecimentos da disciplina de Biomecânica.


Há que se entender os conceitos de Flutuação e Pressão Hidrostática.

A Flutuação é gerada por uma força chamada empuxo, que age no sentido contrário da gravidade. Daí surge o conceito de diminuição do peso corporal. Movimento em direção a superfície serão beneficiados devido a ajuda dessa força, mas movimentos contrários serão prejudicados, então não existe interferência positiva de forma geral.

A Pressão Hidrostática surge da força de contato da água com o corpo. Como o corpo está envolvido pela água, essa pressão se dá em todas as direções, mas não é igual em todos os pontos.


Portanto a sentença correta é A flutuação pode ser usada para auxiliar o movimento quando um membro é movido no sentido da superfície da água e para resistir ao movimento, quando o membro é movido desde a superfície da água para a posição vertical; por sua vez, a pressão hidrostática age como uma resistência multidirecional que influencia a expansão torácica.

6
Dislike0
User badge image

Anderson Martins Cordeiro Cordeiro

A prescrição do exercício na água deve obedecer às mesmas recomendações prescritas para exercícios em solo, pois os princípios físicos não interferem no desenvolvimento das capacidades físicas do indivíduo. 


1
Dislike0
User badge image

Erica Souza

wegaf

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais