Em quais casos um juiz pode iniciar uma ação?
a justiça é inérte, sempre o autor deve procurar a justiça para que assim possa buscar a devida tutela ao direito que ele considera que foi lesionado. Mas em quais casos a própria justiça (Juiz) pode dar inicio ao processo?
4 resposta(s)
Anna Caroline Vertelo
Há mais de um mês
Não pode, em razão do princípio da inércia da jurisdição. Mas o habeas corpus de ofício, previsto no §2º do art. 654 do CPP, é uma exceção.
CPP, art. 654. § 2º:
"Os juízes e os tribunais têm competência para expedir de ofício ordem de habeas corpus, quando no curso de processo verificarem que alguém sofre ou está na iminência de sofrer coação ilegal".
Esdras Arthur Lopes S. Pessoa
Há mais de um mês
O juiz pode iniciar ao processo no caso de inventário , Esta nova perspectiva instrumentalista do processo, onde a sua finalidade é a pacificação social que se materializa com a efetividade da prestação jurisdicional ou da prestação da justiça no caso concreto, não comporta mais a figura do juiz meramente contemplador do que se passa ao longo da desenvoltura do processo. Isso não significa, contudo, que o julgador possa ter iniciativa da propositura da ação ou do pedido. Aliás, no caso brasileiro, a abertura de inventário (CPC, 989), em havendo inércia dos interessados, é a única hipótese em que se permite a iniciativa do juiz. Nem mesmo no eleitoral, pode o juiz tomar iniciativa, salvo, a de caráter administrativa. fonte : http://www.douradosagora.com.br/noticias/entretenimento/inercia-do-juiz-jose-carlos-de-oliviera-robaldo
Maykon de Lima Bessa
Há mais de um mês
Sei que o código elabora hipóteses que o juiz pode iniciar uma ação de ofício - não concordo - não estário o juiz ferindo o princípio da imparcialidade? É bom ressaltar que, não pode iniciar como juiz. Mera opinião.