Buscar

De que maneira o Contratualismo pode ajudar a melhorar ou influenciar o sistema institucional ?

💡 1 Resposta

User badge image

Vini Costa.

Então, Emanuel, o contratualismo é a doutrina da idade moderna, baseada nas teorias clássicas, que defende o surgimento do Estado por meio de um contrato entre sociedade e governo. A partir daí se conclui que o Estado tem o dever de atuar em nome do Soberano ( povo) , assim, creio que todo sistema insitucional deve se concretizar com este objetivo, o bem social. As leis não podem ser uma barreira que impeça os direitos dos cidadãos; o sistema há de se montado de modo que mais facilmente o indivíduo possa recorrer aos seus direitos; de modo que haja celeridade, publicidade e efetividade nos processos institucionais para que atinjam determinado fim.

O modo no qual se encontra o sistema institucional hoje; a forma de hierarquização das leis na forma atual dificulta esse processo. Acaba havendo incoerência no sistema.

Espero ter ajudado, apesar de não ter tido contato com essa relação entre os temas. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais