Buscar

teoria bem testada e verificada pode tornar-se lei?

Acredita-se que uma teoria bem testada e verificada pode tornar-se lei. A afirmação é correta? Explique

💡 2 Respostas

User badge image

Érico Caldeira

Não. Em termos hierárquicos, afirmações de cunho científico se classificam em:

1) Hipóteses: afirmações a serem testadas segundo alguma metodologia;

2) Teorias: hipóteses que "sobreviveram" aos testes;

O nome "lei" é, no máximo, sinônimo de teoria. Inclusive há, no meio acadêmico, quem prefira não usar o termo, por achar que é muito informal ou que simplesmente dá a impressão de a dita lei ser imutável. Como bem se sabe, um dos requisitos para hipóteses e teorias chegarem a existir é o critério da falseabilidade, ou seja, a partir do momento em que se tornar impossível criticar uma teoria, ela se torna um axioma (racional, exemplo: dois números iguais a um terceiro são iguais entre si) ou um dogma (moral/sentimental, exemplo: Deus existe). Aquilo que não pode ser testado não pode se tornar conhecimento científico.

4
Dislike1
User badge image

RD Resoluções

Uma teoria científica é um tipo específico de teoria usada no método científico. O termo "teoria" pode significar algo diferente, dependendo de quem você pergunta. A forma como os cientistas usam a palavra 'teoria' é um pouco diferente de como é comumente usada no público leigo. A maioria das pessoas usa a palavra 'teoria' para significar uma ideia ou pressentimento que alguém tem, mas na ciência a palavra 'teoria' refere-se à maneira como interpretamos os fatos. As leis científicas são curtas, doces e sempre verdadeiras. Muitas vezes, as leis são expressas em uma única expressão e tem o objetivo analítico. As leis jamais podem ser mostradas erradas e são aceitas como sendo universais e são os pilares da ciência moderna. Se alguma fosse demonstrada falsa, então, qualquer ciência construída a partir dessa lei também estaria errada, e, em seguida, o efeito dominó teria um novo e devastador significado. De outra forma, as leis são coisas que ocorrem na natureza com um certo padrão repetitível e que podem ser descritas através de equações matemáticas concisas.

Em resumo: a lei é uma observação. Uma teoria é a explicação dessa observação. Eis informações importantes:
Uma teoria requer experimentação sob várias condições. Uma lei não tem tais requisitos. Uma teoria pode se tornar obsoleta com o tempo. Este não é o caso de uma lei. Uma teoria pode ser substituída por outra teoria melhor; no entanto, isso nunca acontece com uma lei. Uma teoria pode ser forte ou fraca de acordo com a quantidade de evidência disponível. Uma lei é um fato universalmente observável.

1
Dislike1
User badge image

Rute Azevedo da Silva

Não,por que é impossível garantir que nunca será descoberto novos fatos que contradiga algumas de suas ideias até então válida.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais