Buscar

Como os esfingolipídio determinam o tipo sanguíneo?

💡 4 Respostas

User badge image

Laura P.


0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

As membranas celulares são formadas por uma dupla camada lipídica, sendo os fosfolipídios e colesterol os fundamentais. Os fosfolipídios podem ser divididos em glicerofosfolipídios e esfingolipídios. Um tipo de esfingolipídio é a ceramida, que é formada pela agregação de ácido graxo à ensfingosina.


A especificidade do sistema ABO é determinada, em partes, pelo oligossacarídeo presente na membrana plasmática das hemácias e normalmente encontram-se ligados a uma ceramida que é um tipo de enfingolipídio. Hemácias de pessoas com tipo sanguíneo A apresentam a N-acetilgalactosamina como monossacarídeo terminal da cadeia, enquanto tipo sanguíneo B apresenta a galactose e quando os monossacarídeos terminais estão ausentes, o tipo sanguíneo é O.

Fonte: DE ROBERTIS E.M.F., DE ROBERTIS E.D.P., HIB, J. 2006. Bases da Biologia Celular e Molecular. 4a Ed., Guanabara e Koogan: Rio de Janeiro. Capítulos 2 e 3.


Dessa forma, o que de fato determina o tipo sanguíneo é o oligossacarídeo presente na membrana de hemácias que estará associado aos esfingolipídios.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais