Buscar

Existe hieraquia entre lei complementar e lei ordinária, bem como entre lei federal e estadual.

💡 2 Respostas

User badge image

Estudante PD

Não há hierarquia entre lei complementar e lei ordinária muito menos entre lei federal e estadual, o que existe é competência, por exemplo, as matérias que podem ser reguladas por leis complementares estão arroladas taxativamente na Constituição e no caso das leis ordinárias não, outro exemplo e no caso das leis federais e as leis estaduais, a Constituição regula a competência da União de forma privativa como também a competência concorrente entre a União, Estados e o DF, se já não bastasse isso ainda regula a competência dos Municípios, agora faço uma pergunta para os senhores se uma lei federal regulasse uma matéria que está prevista na competência municipal ela seria Constitucional ? A resposta só pode ser negativa, visto que, nesse caso a União estaria invadindo a competência municipal. Se eu falasse que há hierarquia seria quase a mesma coisa de dizer que um juiz estadual de determinada comarca é inferior hierarquicamente que um juiz federal de determinada subseção judiciária, o que esse juízes tem em comum é a jurisdição, porém há competência diferente entre eles. Outra coisa, a emenda à Constituição não está abaixo da Constituição e sim no mesmo nível dela, visto que, após sua promulgação ela fará parte do texto Constitucional. A mesma coisa são os tratados que versam sobre direitos humanos que se aprovados com o mesmo quórum de emenda à Constituição tem o mesmo nível dela.
2
Dislike0
User badge image

Marcelo Souza

Segue hierarquia. Já vi algumas disposições um pouco diferentes, mas respondendo sua pergunta. Sim (complementar x ordinária). No caso de lei federal e estadual, não há hierarquia direta entre si, mas por se tratar de leis ordinárias ou complementares, devem respeitar a hierarquia abaixo.

1º - Constituição Federal

2º - ADCT

3º - Emenda Constitucional

4º - Lei Complementar

5º - Lei Ordinária

6º - Lei Delegada

7º - Medida Provisória

8º - Decreto Legislativo

9º - Resoluções

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais