Buscar

Por que o método experimental fazer ciência não é conveniente para as ciências humanas?

💡 1 Resposta

User badge image

Marilia Rugani

Ao contrário das demais ciências, as ciências sociais lidam não apenas com o que se chama de realidade, com fatos exteriores aos indivíduos, mas do mesmo modo com as interpretações que são feitas sobre a realidade. Elas buscam investigar as ações dos indivíduos em sociedade, suas crenças, sentimentos, representações, seus símbolos, linguagem, seus valores e cultura, as aspirações que os animam e as alterações que sofrem.

Nas Ciências Naturais o objeto de estudo é a própria natureza, uma realidade dada, exterior ao homem; e o sujeito do conhecimento se põe fora dela para estudá-la. Já nas ciências humanas, o objeto de estudo é o próprio homem, vivendo em sociedade, ou seja, o homem nas suas relações com os outros homens e com a própria natureza.

as Ciências Sociais não podem ser enquadradas em modelos de cientificidade de outras ciências, pois possuem uma racionalidade e especificidades próprias, relativas ao seu objeto de estudo.Nesse sentido, tal campo de saber não comporta métodos ou técnicas rígidas e rigorosas, nem fórmulas de aplicação imediata que garantam a obtenção de resultados objetivos e exatos. Assim, o que mais importa é a interpretação dos fenômenos, ou seja, não apenas os fatos por si só, mas a forma como se constituem esses fatos.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais