Buscar

Atividade Diagnóstica 3 - Lic - Educação e Tecnologias

💡 9 Respostas

User badge image

Lázaro Alves

Diagnostica... ? 3 1 c 2 A 3 d 4 E
2
Dislike0
User badge image

GUSTAVO CRANON

1) Leia o fragmento a seguir sobre uma das estratégias pedagógicas de aprendizagem:

[...] são utilizadas com o objetivo de levar um estudante a descobrir um fenômeno e a compreender conceitos por si mesmo e, na sequência, conduzir este estudante a relacionar suas descobertas com seu conhecimento prévio do mundo ao seu redor (MCGREW et. al., 2000; FINK, 2003; PRINCE, 2004; FELDER, BRENT, 2009; BONWELL, 6 2011). Dessa forma, espera-se que o conhecimento construído tenha mais significado do que quando uma informação é "passada" ao estudante de forma passiva.

NETO, Octavio Mattasoglio; SANTOS, Carlos Alberto Moreira dos; PAULA, Istefani Carísio de; Grimoni, Jose Aquiles Baesso. Sócio-construtivismo e o Uso de Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino de Engenharia. Brasília: ABENGE, 2014, p. 139. 

Analise as afirmativas a seguir:

I) O fragmento refere-se às estratégias de aprendizagem ativa, pois evidencia o protagonismo do aluno no processo de aprendizagem.

II) No fragmento apresenta-se as diretrizes pedagógicas da aprendizagem tradicional, pois o professor assume o papel central de transmissor de conteúdos.

III) De acordo com as estratégias de aprendizagem ativa apresentadas, o professor tem o papel de facilitador e não mais de transmissor de conteúos.

Está correto o que se afirma em:

 

  • a)Apenas I.

  • b)Apenas II.

  • c)Apenas I e II.

  • d)Apenas I e III.

    e)I, II e III.

2)As tecnologias de computação móvel encontram-se atualmente em franca evolução e parecem destinadas a transformar-se no novo paradigma dominante da computação (Myers et al., 2003). A utilização de dispositivos móveis na educação criou um novo conceito, o chamado Mobile Learning ou m-Learning. Seu grande potencial encontra-se na utilização da tecnologia móvel como parte de um modelo de aprendizado integrado, caracterizado pelo uso de dispositivos de comunicação sem fio, de forma transparente e com alto grau de mobilidade.

MARÇAL, Edgar; ANDRADE, Rossana; RIOS, Riverson. Aprendizagem utilizando Dispositivos Móveis com Sistemas de Realidade Virtual. Novas Tecnologias na Educação. CINTED-UFRGS, 2005. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/13824/8013. Acesso em: 07 Mar. 2018.

Entre as tecnologias móveis disponíveis, assinale a alternativa que identifique corretamente um celular com tecnologias avançadas que incluem a execução de tarefas por meio de um sistema operacional.

  • a)Games educativos.

  • b)E-books.

  • c)TV digital.

  • d)Smartphone.

    e)Computador desktop.

3)A cada ano cresce o número de tecnologias móveis sendo comercializadas e presentes no cotidiano de todos. O conceito de dispositivos móveis ainda é confuso por estar relacionado com outros termos. Dispositivos móveis são tecnologias digitais que permitem a mobilidade e o acesso à internet.

EDUMOBILE. Módulo dispositivos móveis. Disponível em: http://www.nuted.ufrgs.br/oa/edumobile/m1_dm.html. Acesso em: 03 Mar. 2018. 

Com base no fragmento acima, assinale a alternativa que apresenta corretamente exemplos de dispositivos móveis:


  • a)Smartphone e tablet.

    b)Caderno e lápis.

  • c)Calculadora analógica e celular.

  • d)Tablet e caderno.

  • e)E-book e apostila.

4)A presença da tecnologia como recurso facilitador e mediador da aprendizagem no contexto educacional é crescente. No contexto atual contamos com laboratórios de informática em escolas públicas e privadas, mas ainda existe a demanda de meios, produtos e métodos para usufruir destas oportunidades [...]. 

LEITE, M D; PESSOA, C A; FERRAZ, M C;  BORBA, R E. Softwares educativos e objetos de aprendizagem: um olhar sobre a análise combinatória. X Encontro Gaúcho de Educação Matemática Comunicação Científica, jun. 2009, Ijuí/RS. Disponível em: http://www.ifesp.edu.br/ik/images/documentos/diver.... Acesso em: 03 Mar. 2018.

Com base no fragmento acima, responda: o que são softwares educativos?


  • a)São apostilas e livros digitalizados para uso de professores e alunos.

  • b)São programas de computador desenvolvidos para uso no processo de ensino e aprendizagem.

    c)São vídeos e áudios disponíveis na internet para uso de alunos no processo de aprendizagem.

  • d)São computadores disponíveis em escolar para uso no processo de ensino.

  • e)São programas de computador usados por professores para a preparação de aulas.

1
Dislike0
User badge image

Futura Pedagoga

Alguém respondeu essa atividade diagnóstica 3?

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais