Buscar

CASO CONCRETO - SEMANA 13 - PEDRO e CALVINO têm em comum o benefício da extinção da punibilidade em relação as su

PEDRO e CALVINO têm em comum o benefício da extinção da punibilidade em relação as suas pretéritas condenações transitadas em julgado. O primeiro foi beneficiado pela Anistia, enquanto o segundo pelo Indulto. Consultando os processos do Tribunal de Justiça, depreende-se que essas duas pessoas possuem novas condenações, assim observadas: PEDRO foi condenado por Tráfico de Drogas (Lei 11343/2006), enquanto que CALVINO foi condenado por Latrocínio consumado. Diante do caso acima narrado, indaga-se: PEDRO e CALVINO são considerados reincidentes? Resposta justificada

💡 4 Respostas

User badge image

Yris Sousa

Calvino e reincidente pois o indulto é causa extintiva de punibilidade que ocorre após a condenação, assim permanecem os efeitos secundários da condenação, dentre eles a reincidência. Quanto a Pedro no que se refere a anistia como ela promove a exclusão do crime imputável ao agente ela faz desaparecer todos os seus efeitos penais, sendo o principal delas a inclusão do nome do rol dos culpados sendo assim ele será considerado primário.

 

11
Dislike2
User badge image

Lidiani Gonçalves

Calvino é reincidente,pois o indulto é causa extintiva de punibilidade que ocorre após a condenação, assim, permanecem os efeitos secundários da condenação , dentre eles a reincidência.

Quanto a Pedro no que se refere a anistia, apagam todos os seus efeitos penais , principais e secundários no caso de anistia propria ocorrida antes da condenação, nao haverá necessidade, por obvio, de nenhuma discussão ao caso concreto, uma vez que inexistira trânsito em julgado. 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Primeiramente, temos que a reincidência significa voltar a incidir, ou seja, praticar um novo crime, depois da condenação definitiva, no Brasil ou no exterior, pela prática de crime anterior.

Dessa forma, verificamos que faz parte de um conceito do âmbito jurídico e quando aplicado ao direito penal, significa voltar a praticar um delito mesmo sendo condenado por outro anteriormente, podendo possuir igual natureza (reincidência específica) ou não (reincidência geral).

Por fim, ao analisarmos o caso exposto e o enunciado, verificamos que o Pedro e o Calvino serão considerados reincidentes.

0
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais